Emater vai expandir hionia no Piauí

Emater vai expandir hionia no Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma parceria entre o Emater (Instituto de Assist?ncia T?cnica e Extens?o Rural do Piau?), a Funaci (Funda??o Padre Ant?nio Dante Civiero) e UFPI (Universidade Federal do Piau?) vai permitir a difus?o da t?cnica de hionia, sistema de cultivo em estufas, sem o uso do solo, a partir do m?s de mar?o.

A Funaci, que ? uma institui??o n?o-governamental que atua em diversas atividades educacionais, sa?de e promo??o do desenvolvimento rural sustent?vel atrav?s das Escolas Fam?lias Agr?colas em Teresina e outras cidades do Piau?, ? presidida pelo padre Humberto Pietrogrande e vem desenvolvendo um amplo trabalho de hionia com agricultores familiares. A UFPI vai capacitar 75 t?cnicos do Emater, que depois v?o capacitar 150 agricultores familiares atrav?s de cursos. Dentro de um conv?nio do Emater com o MDA (Minist?rio do Desenvolvimento Agr?rio), al?m das capacita?es, est? prevista a constru??o de dez unidades demonstrativas nas cidades de Teresina, Floriano, Campo Maior, Esperantina, Oeiras, Picos, Valen?a, Canto do Buriti e S?o Pedro do Piau?. O investimento ? de R$ 122 mil.

Nesta ter?a-feira (22), o diretor-geral do Emater, Francisco Guedes, o diretor t?cnico, Adalberto Nascimento, e o coordenador da regional do Emater/Teresina, Ullisses Oliveira, participam de uma reuni?o, na sede da Funaci, no Bairro Socopo, na zona Leste de Teresina, com os diretores e t?cnicos da institui??o e um grupo de m?es que participam do projeto de hionia para definir os ?ltimos detalhes do projeto.

?Convidamos tamb?m o diretor superintendente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e coordenador do Programa Compra Antecipada, Jos? Nilson, e a diretora da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural) e coordenadora do Programa Compra Direta, Maria do Esp?rito Santo, para discutirmos estrat?gias para que o cultivo, atrav?s da hionia, aconte?a em forma de um arranjo produtivo, para gerar emprego e renda para as fam?lias e associa??o que venham a participar da proposta?, diz Guedes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES