Embaixador do Brasil na França diz que com Lula queimadas eram piores

Em entrevista a canal de TV, Luís Fernando Serra afirma que tampouco responsabilizaram o ex-presidente norte-americano Barack Obama por incêndios na Califórnia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista a um programa na TV francesa France 24, o embaixador do Brasil na França, Luís Fernando Serra, afirmou que no mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva houve incêndios muito mais graves na Amazônia, mas ninguém divulgou isso, porque Lula é queridinho da imprensa.

Polítifca Livre

"Preciso dizer uma coisa muito importante: em 2005, aconteceu a mesma coisa, aliás, pior. Você pode ir aos arquivos para ver, mas o presidente era Lula, queridinho da imprensa, então ninguém saiu espalhando o que estava ocorrendo na floresta. Ninguém disse que era culpa do Lula", afirmou.

Segundo ele, as pessoas tampouco responsabilizaram o ex-presidente norte-americano Barack Obama pelos incêndios na Califórnia. Indagado pela jornalista se então isso seria só uma coisa da imprensa, Serra afirmou: "Claro, (Bolsonaro) derrotou a esquerda com 58 milhões de eleitores que eram contra Lula e seu partido. Mas a esquerda não admite perder eleições no Brasil."

Serra também afirmou que a imprensa estrangeira está tentando acabar com a reputação do Brasil e do presidente Jair Bolsonaro no exterior porque o país é muito competitivo em agricultura. O Itamaraty avalia chamar o embaixador brasileiro para consultas em Brasília, gesto que demonstraria a insatisfação do governo Bolsonaro com as declarações do presidente francês, Emmanuel Macron, consideradas ofensivas.

Na entrevista em inglês, o embaixador afirmou também não acreditar que o acordo UE Mercosul será desfeito, porque a Europa está dividida: "Temos de um lado França e Irlanda, e, de outro, a Alemanha, que quer ratificar o acordo". Números: marcada por décadas de destruição, Amazônia sofre com queimadas criminosas

De 2002 a 2018, o desmatamento consumiu 200 mil quilômetros quadrados de floresta na Amazônia, o que equivale a duas vezes o território de Santa Catarina e a bem mais área do que a de países como o Uruguai ou a Inglaterra. O número assusta, mas é apenas uma fração da cobertura florestal perdida no país. Os cinco séculos de história do Brasil têm sido, em grande medida, a crônica da destruição das nossas matas, a começar pela Mata Atlântica, que começou a ser explorada para a extração de pau-brasil e hoje conta com apenas 7% da dimensão original.

Crise diplomática

Nesta quinta-feira (22), Macron convocou, por meio das redes sociais, os países membros do G7 a discutirem a série de queimadas na floresta amazônica e classificou os incêndios criminosos de uma crise internacional.

"Nossa casa queima. Literalmente. A Amazônia, o pulmão do nosso planeta, que produz 20% do nosso oxigênio, está em chamas", disse o presidente francês na publicação.

Ele reproduziu junto ao texto uma foto da mata em chamas que tem pelo menos 15 anos, o que levou o presidente brasileiro a acusá-lo de ser "sensacionalista". "A sugestão do presidente francês, de que assuntos amazônicos sejam discutidos no G7 sem a participação dos países da região, evoca mentalidade colonialista descabida no século 21", reagiu Bolsonaro no Twitter.

"Lamento que o presidente Macron busque instrumentalizar uma questão interna do Brasil e de outros países amazônicos para ganhos políticos pessoais." Os desentendimentos entre os dois líderes se acirraram desde que o brasileiro ameaçou deixar o Acordo de Paris sobre o Clima e o francês reagiu prometendo barrar o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES