Embraer anuncia produção de 'carro voador' elétrico em fábrica do Brasil

A Embraer divulgou que possui uma carteira de encomendas de 2,8 mil eVTOLs, totalizando mais de US$ 8 bilhões em vendas.

Embraer anuncia produção de 'carro voador' elétrico em fabrica do Brasil | Divulgação/Eve
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A fabricante de aeronaves Eve Air Mobility, controlada pela empresa Embraer, divulgou que os 'eVTOLs’ (sigla em inglês para "veículo elétrico de pouso e decolagem vertical"), popularmente conhecidos como 'carros voadores', devem começar a serem produzidos em Taubaté, no interior de São Paulo.

O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (20), em comemoração ao aniversário de 150 anos do nascimento de Santos Dumont. Os carros voadores serão fabricados em uma unidade já existente da Embraer na cidade, que será ampliada para acomodar a linha de produção dos eVTOLs. A previsão é de que os primeiros modelos saiam da fábrica a partir de 2026.

Apesar do anúncio, a Eve Air Mobility e a Embraer informaram que a ampliação na fábrica ainda está sujeita à aprovação final das autoridades. "O local se beneficia de uma logística estratégica, oferecendo fácil acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária”.

“Outra vantagem significativa é a localização próxima à sede da Embraer em São José dos Campos e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade da empresa", concluiu o comunicado.

Embraer anuncia produção de 'carro voador' elétrico em fabrica do Brasil (Foto: Divulgação/Embraer)Através de nota, a Prefeitura de Taubaté ressaltou que a iniciativa trará benefícios para a cidade, "como a geração de empregos qualificados, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além de uma maior visibilidade no cenário tecnológico nacional e internacional".

A Embraer divulgou que possui uma carteira de encomendas de 2,8 mil eVTOLs, totalizando mais de US$ 8 bilhões em vendas, destinadas a clientes operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados. Essa carteira conta com 28 clientes distintos.

Embraer anuncia produção de 'carro voador' elétrico em fabrica do Brasil (Foto: Divulgação/Embraer)Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES