Embraer projeta avião a hélice com motor na traseira que economiza até 40%

O modelo terá duas variações, com capacidade para 74 e 90 passageiros cada e deve entrar em operação entre 2027 e 2028.

Embraer projeta avião a hélice com motor na traseira que economiza até 40% | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Embraer divulgou as imagens do novo turboélice, Nova Geração (TPNG, na sigla em inglês), um modelo de aeronave cheio de vantagens e que acarretará economia de até 40% no consumo.

O modelo terá duas variações, com capacidade para 74 e 90 passageiros cada e deve entrar em operação entre 2027 e 2028.

A empresa já vinha estudando entrar no mercado de turboélices para até 150 passageiros desde 2018, mas o modelo foi divulgado apenas recentemente por engenheiros que participaram do desenvolvimento deste projeto.

Novo modelo de avião da Embraer- Imagem/Divulgação Embraer

A companhia prevê um mercado total de mais de 2.000 aviões em 20 anos nesse segmento. Em entrevista exclusiva ao UOL, Rodrigo Silva e Souza, vice-presidente de Marketing da divisão de aviação comercial da Embraer, deu detalhes sobre o novo projeto, como a possível operação por hidrogênio, economia, redução na emissão de poluentes e outros pontos.

Por que um turboélice?

Esse é o primeiro projeto de um turboélice da empresa em muitos anos, e representa uma nova frente de negócios para a companhia, diz Souza.

 "Não estamos abrindo mão da linha de jatos. O TPNG vem, justamente, para completar a linha de aviões oferecidos pela empresa. Hoje a Embraer é líder no segmento até 150 assentos, só que há um mercado de rotas curtas que, geralmente, nós não concorremos, já que os jatos não são tão eficientes nestes trechos", declara o vice-presidente.

O uso de turboélices em voos de menor distância também representa menos emissão de poluentes, já que consomem menos combustível nessas situações.

 "Quando começamos a mostrar esse avião no mercado dos Estados Unidos e foi feita a comparação com os jatos de 50 assentos, mais comumente operados por lá, a redução de consumo ficou entre 20% e 40%, dependendo da etapa de voo", destaca Souza.

Para acompanhar as inovações tecnológicas desejadas, ainda serão desenvolvidos novos motores para equipar esses aviões. A empresa está dialogando com fabricantes como Rolls-Royce e Pratt & Whitney para que o modelo já seja concebido para que o TPNG saia de fábrica adaptado para receber combustíveis sustentáveis no futuro próximo sem precisar de adaptações, como o SAF (Sustainable Aviation Fuel, combustível de aviação sustentável).

Motor na traseira

Motor na traseira diminui o ruído na cabine e facilita adaptação para outras fontes de energia no futuro - Divulgação/Embraer

Diferentemente do planejado inicialmente, o motor do novo turboélice ficará na parte traseira, e não na asa do avião. De acordo com Souza, alguns motivos levaram a essa mudança. Um deles é a redução do ruído dentro da cabine, já que o motor ficará afastado de onde os passageiros estão.

 Outra razão é permitir o uso de pontes de embarque, também chamadas de fingers. No geral, as hélices desse tipo de avião ficam sobre as asas, e tiram uma parte do espaço onde ficariam essas pontes de embarque.

A nova localização do motor também facilitaria a conversão para propulsão a hidrogênio no futuro. "Em 15, 20 anos de operação, acreditamos que esse modelo poderá ser movido a hidrogênio, e, com isso, já o estamos desenvolvendo para ser facilmente adaptado a esse tipo de propulsão", diz o executivo.

Diferentemente dos tanques de combustível líquido, que, geralmente, ficam nas asas e barriga dos aviões, um reservatório de hidrogênio teria de ter um formato esférico, ficando mais bem acomodado na traseira do avião. Assim, o motor estaria mais próximo desse tanque, reduzindo os custos com dutos até as asas (caso o motor ficasse ali) e deixando a estrutura mais leve.

Experiência de jato

Modelo terá aerodinâmica de modelos de jatos da Embraer- Imagem: Divulgação/EmbraerA ideia do novo modelo é oferecer uma experiência como nos mais modernos jatos, inclusive os da própria Embraer. O interior será o mesmo dos E-Jets da empresa, permitindo um interior mais espaçoso que outros modelos da categoria, afirma Souza.

O modelo também pode ser configurado para voar com três classes (econômica, executiva e primeira classe), como já ocorre com jatos menores de algumas companhias aéreas dos Estados Unidos.

O sistema de pilotagem será do tipo fly-by-wire de 5ª geração, a mais recente. Esse é um sistema onde os comandos nas superfícies que controlam o avião são feitos de maneira eletrônica, e não apenas por cabos de metal.

O modelo ainda contará com um número elevado de sensores, que irão repassar diversos parâmetros do avião em tempo real para as equipes em terra. Isso permite acompanhar a necessidade de manutenção da aeronave além de otimizar sua operação.

Concorrência

Modelo ATR, um dos principais concorrentes do TPNG da Embraer Imagem: ATR/NZ

A fatia de mercado composta por turboélices comerciais para até 150 passageiros tem pouca concorrência, na análise da Embraer. À sua frente estão, praticamente, apenas as aeronaves da ítalo-francesa ATR (Aviões de Transporte Regional) e Dash 8-400, da canadense Bombardier.

 Os ATRs começaram a operação na década de 1980, e o projeto vem sendo ampliado e desenvolvido com o tempo. Os modelos Dash 8-400 tiveram sua produção suspensa em 2020, o que aumenta o espaço nos próximos anos para o TPNG.

Segundo Souza, a criação de aviões regionais com maior eficiência também viabiliza a criação de novas rotas, já que o custo de operação é menor. Para isso, além do TPNG, a Embraer também estuda desenvolver aviões comerciais menores, até o tamanho, por exemplo, do Cessna Caravan, que transporta até nove passageiros, diz o executivo.

Futuro com aviões elétricos

 A Embraer também quer se posicionar na vanguarda da inserção de aviões mais sustentáveis no mercado, de acordo com o vice-presidente da companhia. "Novas tecnologias de propulsão, como a elétrica, híbrida ou por nitrogênio, devem ser testados em escala comercial em aviões menores, como os da Embraer, antes das aeronaves de grande porte", declara Souza.

O modelo ainda está sendo pensado para operações com um piloto apenas no futuro. Esse panorama, entretanto, ainda está longe de acontecer, e deve passar por muitos estudos nas próximas décadas. Na análise de Rodrigo Souza, no pós-pandemia, o volume de passageiros também deve ser afetado, ainda mais com as novas maneiras de encontros virtuais, como reuniões online.

Por fim, Souza ainda define que a questão ambiental será determinante nos próximos anos na aviação, motivo pelo qual o avião já nasce com a possibilidade de ser facilmente adaptado às tecnologias que estão por vir.

Divulgação-Embraer

Ficha técnica

 Nome: Turboélice de Nova Geração (TPNG, na sigla em inglês - Turboprop Next Generation) 

Velocidade de cruzeiro: cerca de 300 nós (555 km/h) Distância máxima voada: entre 1.480 km e 1.666 km (entre 800 e 900 milhas náuticas) 

Assentos: modelos com 74 ou 90 assentos em configuração de classe única 

Entrada em operação: entre 2027 e 2028 

Propulsão: os motores turboélice para o TPNG ainda estão sendo desenvolvidos, mas deverão compatíveis com combustíveis sustentáveis e o avião ainda poderá ser facilmente convertido para propulsão híbrida, elétrica ou a hidrogênio quando estas tecnologias estiverem disponíveis

 Economia de combustível (previsão):15% em relação aos atuais concorrentes e entre 20% e 40% em comparação com jatos de mesma capacidade 

Principais concorrentes: ATR-72 e Dash 8-400 Interior da cabine: igual aos modelos da família de E-Jets da Embraer.

 É preciso lembrar que, como o avião está em fase de projeto, essas definições podem ser alteradas no futuro.

As informações são do Uol.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES