Emissões de gases de efeito estufa têm maior alta em 19 anos no Brasil

Relatório do Observatório do Clima aponta que o aumento das emissões são influenciadas principalmente pelo desmatamento e a agropecuária

Emissões de gases de efeito estufa têm maior alta em 19 anos no Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As emissões de gases de efeito estufa tiveram aumento de 12,2%, em 2021, em relação ao ano anterior, segundo a 10ª edição do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (Seeg). O aumento foi impulsionado pelas áreas desmatadas no país.

No ano de 2021, o Brasil emitiu 2,42 bilhões de toneladas brutas de carbono, contra 2,16 bilhões de toneladas de CO2 lançadas na atmosfera em 2020. O recorde de alta foi verificado em 2003, quando as emissões de gases de efeito estufa tiveram um aumento de 20% em comparação com 2002. O crescimento na época foi impulsionado pelo desmatamento na Amazônia. 

Emissões de gases de efeito estufa têm maior alta em 19 anos no BrasilSegundo o Seeg, a destruição dos biomas brasileiros foi responsável pela emissão de 1,19 bilhão de toneladas brutas em 2021. O índice está acima de todos os gases lançados na atmosfera pelo Japão, um dos principais países na produção de veículos e artigos de informática.

No Brasil, os setores da economia responsáveis pelas maiores altas são agropecuária, com 3,8%; processos industriais e uso de produtos (8,2%); e energia (12,2%). O principal responsável pelas liberações de gases foram as mudanças de uso da terra, com 49% de todas as emissões em 2021. Os biomas com maior aumento no desmatamento foram a Amazônia e o Cerrado, com 77% e 4%, respectivamente.

“O mais preocupante é que, mesmo com os compromissos assumidos pelo país em sua NDC (a meta no Acordo de Paris), no Compromisso Global do Metano e no Plano ABC, que tem mais de 10 anos, em 2021, tivemos o recorde de emissões para a pecuária e a agricultura do Brasil”, salienta a coordenadora de Clima e Cadeias Agropecuárias do Imaflora, Renata Potenza.

Emissões de gases de efeito estufa têm maior alta em 19 anos no Brasil (Foto: Igor Estrela / Metropoles)Segundo o coordenador do Seeg, Tasso Azevedo, o balanço de 10 anos do sistema mostra que o Brasil teve uma década perdida para controlar a poluição climática. 

“Desde a regulamentação da Política Nacional sobre Mudança do Clima, em 2010, nós estamos patinando. Não apenas não conseguimos reduzir nossas emissões de maneira consistente, como aumentamos nos últimos anos, e de forma expressiva. O Brasil tem as ferramentas de política pública, a tecnologia e os recursos para mudar sua trajetória, mas é preciso que o governo e a sociedade entendam que isso é fundamental para dar segurança à população em tempos de eventos extremos acelerados e também para alavancar a economia”, destaca Azevedo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES