Emocionada, professora afirma: 'Diziam para continuar doméstica'

Trabalhou como empregada doméstica por cerca de 10 anos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (15/10), Dia do Professor, a tragetória de Gracinda Ferreira de Souza, de 67 anos, emociona e comprova a importância de uma procissão que é desvalorizada, mas capaz de transformar vidas e realizar sonhos.

Negra e de  família simples, trabalhou como empresada doméstica por durante cerca de 10 anos. “Minha casa era bem simples, a água nem saía direito da pia, tinha barata, não tínhamos dinheiro e tudo era muito difícil. Então, aos 10 anos, minha mãe me levou para ajudar nas casas das patroas e também ajudava minha avó entregar roupas passadas. Fui crescendo e trabalhando como empregada doméstica”, disse.

Emocionada, ela lembra que ao perceber que a patroa estava chegando, escondia o caderno debaixo da cama. "Nos dias de prova eu sempre queria estudar, mas a patroa falava que ia chegar visita e que eu não poderia. Então, enquanto eu ficava passando roupa e limpando a casa, eu olhava para o caderno e estudava. Era o jeito. Aí, quando a patroa vinha, eu colocava o caderno embaixo da roupa”, afirmou. 

Gracinda passou para Educação Física em uma faculdade particular de Bauru, São Paulo. Em 1873, se formou em Educação Física, deixou o trabalho doméstico e começou a trabalhar em uma escola particular:"Quando me formei, tinha uma dívida na faculdade e não pude pegar meu diploma. Mas uma mulher me contratou e falou que podia trabalhar na escola e pagar meu diploma, foi assim que consegui".

A filha se tornou professora do curso de Direito em uma universidade e o filho professor de uma academia nos Estados Unidos. “Sempre os incentivei a estudar e mostrei a importância de um diploma. Eles são meu orgulho", afirma orgulhosamente.

A caminhada como professora durou 25 anos. O segredo? Ela explica: "Eu sempre chorava quando via as crianças lendo e aprendendo. É muito gratificante fazer parte desse processo. Achava lindo aqueles olhinhos brilhando por ter aprendido algo”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES