Empresa pública deverá administrar o Hospital da UFPI

A possibilidade foi apresentada pelo ministro Fernando Haddad, durante a audiência realizada ontem

Avalie a matéria:
Frente do HU. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A gestão do Hospital da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que começa a funcionar no primeiro trimestre do próximo ano, deverá ser baseada nos moldes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, com a criação de uma empresa pública com o fim específico de gerir o HU.

A possibilidade foi apresentada pelo ministro Fernando Haddad, durante a audiência realizada na manhã de ontem com o governador Wilson Martins (PSB) e o reitor da UFPI, Luiz Júnior. O modelo do HC de Porto Alegre está sendo utilizado para novos hospitais públicos, não apenas os ligados às universidades e flexibiliza a gestão, enfatizando a definição de metas e a busca de resultados mais concretos. Além disso, facilita a própria contratação de pessoal, que passará por concurso, mas que estará sob o regime celetista.

O governador mostrou interesse em conhecer o programa de gestão, que poderá ser utilizado nos hospitais mantidos pelo Estado. ?A gestão é um dos gargalos da saúde no Brasil. Se temos esse recurso que pode oferecer maior controle dos processos e otimizar os recursos, certamente vamos utilizá-lo?, argumentou Martins.

Outra informação prestada pelo ministro Haddad ao governador e ao reitor da UFPI foi quanto ao programa de controle de gestão nos hospitais universitários. O software utilizado foi desenvolvido pelo próprio Ministério e está sendo disponibilizado para outras organizações públicas. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES