Empresas operam transporte público sem licitação em treze capitais

Segundo o jornal, as regiões Sul e Nordeste são as que mais apresentam casos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um levantamento divulgado pelo jornal O Globo deste domingo aponta que em 13 capitais do país as operadoras de transporte público operam sem licitação. Em muitos casos, as empresas assinaram contratos com as prefeituras décadas atrás e nunca passaram por um processo para regular o sistema, o que permitiria maior controle do poder público sobre a qualidade do serviço e melhores preços.

Segundo o jornal, as regiões Sul e Nordeste são as que mais apresentam casos de capitais sem licitação, sendo Curitiba (PR) e João Pessoa (PB), respectivamente, as únicas em que o transporte urbano é licitado. Na região Sudeste, apenas Vitória (ES) não tem licitação. Na região Centro-Oeste, todas as capitais realizaram o processo, enquanto três das sete capitais do Norte efetuaram.

O Globo também informa que, somadas, 49 empresas e 17 empresários do ramo devem R$ 2,8 bilhões - dívidas previdenciárias e tributárias na maior parte - para os cofres públicos, o que equivaleria a 342 vezes o orçamento de 2013 do Ministérios dos Transportes. Entre essas instituições estão empresas que operam o transporte público no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Distrito federal, cidades em que houve licitação. Segundo a legislação, as empresas só podem participar de concorrências públicas se estiveram em dia com o fisco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES