Empresas são anunciadas para operar na Base de Alcântara no MA

Com anúncio das empresas será possível firmar os primeiros acordos com a iniciativa privada para uso compartilhado da base

Centro Espacial de Alcântara | Divulgação MCTI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As empresas selecionadas para participar das operações de lançamentos de veículos espaciais não militares a partir do Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão, foram anunciadas pelo Governo Federal em evento realizado na Base Aérea de Brasília, que contou com a presença do Presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes.

Após anúncio das empresas serão firmados os primeiros acordos com a iniciativa privada para uso compartilhado da base, que é uma das mais importantes do mundo para lançamentos espaciais.

O edital teve como objetivo atrair empresas nacionais e estrangeiras para promover operações a partir das quatro áreas ocupadas do Centro, que são Sistema de Plataforma VLS; Plataforma Universal (área suborbital); área do Perfilador; e Aeroporto de Alcântara. 

Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão (Divulgação MCTI)

Para usar a área Sistema de Plataforma VLS, do Centro Espacial de Alcântara, foi selecionada a empresa Hyperion. Para atuar na área suborbital, a empresa Orion Ast. Para o setor do Perfilador, a empresa CC Launcher; e para o aeroporto, a Virgin Orbit.

O principal foco é no desenvolvimento econômico e social do município de Alcântara (MA), onde está localizado o Centro, e fortalecimento da indústria espacial brasileira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES