Empréstimo de Banco para Seduc deve chegar a US$ 65 mi

O Estado está realizando diagnósticos de alcance para cada ação.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) está acertando detalhes de um empréstimo com o Banco Mundial que poderá chegar a 65 milhões de dólares.

Os recursos devem financiar diversas ações na área, incluindo a expansão do ensino técnico, das escolas de tempo integral, da mediação tecnológica e a implantação do Poupança Jovem Piauí. Este programa tem o objetivo de reduzir a evasão escolar nas 44 cidades do Piauí com pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O projeto vai garantir poupança de R$ 1.500 a cada estudante do Ensino Médio, paga em três parcelas anuais. Nos primeiros dois anos o estudante ou responsável só poderá sacar 40% do valor depositado.

Apenas no último ano ele pode sacar o valor integral, junto ao saldo corrigido das parcelas anteriores. Para receber cada depósito, o aluno precisa ser aprovado ao final de cada ano.

Os valores destinados aos demais programas estão sendo finalizados com o Banco Mundial. O Estado está realizando diagnósticos de alcance, possibilidades e metas para cada ação.

“A Seduc precisa ter planejado, por exemplo, o quanto pode alcançar com a expansão do Tempo Integral e quanto pretende chegar com base nesta possibilidade”, comentou Michael Drabble, especialista em educação do Banco Mundial, acrescentando que os aportes de recursos estão praticamente garantidos.

A secretária de Educação, Rejane Dias, declarou que o empréstimo será fundamental para o Estado avançar suas principais propostas para desenvolver o setor.

“Neste momento em que o Piauí enfrenta dificuldades financeiras, mas tem capacidade de endividamento, esses recursos são uma excelente alternativa para podermos investir”, comentou.

Os recursos do Banco Mundial para a Educação fazem parte de um empréstimo tomado pelo Governo do Estado, para diversas áreas, que deve alcançar 320 milhões de dólares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES