Enade: estudantes devem responder questionário para ver local de prova

O Enade é um exame obrigatório que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação

Enade: estudantes devem responder questionário para ver local de prova | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os alunos aptos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 devem responder o questionário obrigatório até 13 de novembro, disponível no Sistema Enade, para ter acesso ao local de prova do exame.

O Enade é um exame obrigatório que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação. Os resultados do exame, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), estão aptos para realizar a prova os alunos concluintes dos cursos de licenciaturas e os que fazem bacharelado nas áreas de Educação física, Ciências Biológicas e Ciências da Computação.

Nesse ano, o questionário do Enade tem 11 questões referentes às possíveis repercussões da crise sanitária causada pela covid-19 no processo formativo dos estudantes. As respostas dessas questões devem ajudar a contextualizar os resultados da prova do Enade frente ao cenário educacional, mas não serão utilizadas para fins de cálculo dos indicadores de qualidade da Educação Superior.

Prazos e datas

A etapa de inscrição dos estudantes ingressantes e concludentes já foi realizada pelos coordenadores de curso da UESPI, agora os alunos concluintes inscritos (aqueles com previsão de término do curso no período de 2020.2) devem atentar-se para o preenchimento do cadastro – página do Enade – até o dia 13 de novembro. Após isso, responder o Questionário do Estudante, instrumento de caráter obrigatório, que deverá ser preenchido completamente pelos estudantes concluintes inscritos, exclusivamente no Sistema Enade, disponível no endereço: enade.inep.gov.br

As respostas ao Questionário do Estudante serão analisadas pelo Inep e agregadas por curso de graduação, preservando-se o sigilo da identidade dos respondentes.

A aplicação da prova do Enade acontece dia 14 de novembro. O estudante concluinte habilitado devidamente inscrito pela IES, vinculado a curso oferecido na modalidade presencial, realizará a prova no município de funcionamento do curso. O local de prova do estudante será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será disponibilizado no endereço: enade.inep.gov.br  a partir do dia 1º de novembro de 2021.

Quem são os estudantes aptos a fazerem o Enade?

Os alunos aptos a fazer a prova do Enade são os concluintes inscritos com previsão de término do curso no período de julho de 2022 e os concludentes que ainda não colaram grau. Os concluintes são notificados pelas coordenações de curso sobre os procedimentos do exame.

Os alunos ingressantes do ano de 2020 e do primeiro período de 2021 são inscritos apenas para enviar ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) a previsão da edição no exame de 2024. Segundo o edital,  os estudantes ingressantes habilitados, devidamente inscritos pelas IES, ficarão dispensados da participação no Enade 2021, tendo sua situação de regularidade atribuída pelo Inep.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES