Encceja PPL: Piauí é o 2° estado do Brasil em número de detentos inscritos

O número foi superior aos 669 de 2019, representando um aumento de 94,31%. As provas acontecem nos dias 13 e 14 de outubro deste ano.

ii | ii
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) divulgou, nessa terça-feira (06), o ranking do número de detentos inscritos no Encceja 2020. O Piauí conquistou o segundo lugar, dentre os estados brasileiros, com 1300 reeducandos inscritos. O número foi superior aos 669 de 2019, representando um aumento de 94,31%. As provas acontecem nos dias 13 e 14 de outubro deste ano.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2020 é aplicado, anualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No Piauí, o exame é realizado através de parceria entre a Sejus e Secretaria de Educação do Piauí (Seduc). A prova possibilita a certificação dos reeducandos que não concluíram o ensino fundamental e médio no tempo correto.

Piauí se destaca em números de detentos inscritos no Encceja PPL (Foto: Divulgação/ Sejus)

Para a coordenadora de educação da Sejus, Jussyara Valente, o aumento de inscritos se deu pela grande procura dos reeducandos para a conclusão do ensino básico. “É uma alegria imensurável, diante dos obstáculos e dos desafios enfrentados. Não tivemos muito trabalho para motivar e incentivar os internos. O próprio resultado do ano passado foi o motivo para o aumento de interesse este ano. É um resultado extremamente positivo para o sistema prisional do Piauí, onde a educação continua fazendo história.”, afirmou.

A parceria entre Sejus e Secretaria de Educação (Seduc) é primordial para estes números. “Estamos nos articulando com a Seduc para que possamos levar o preparatório do Encceja aos reeducandos, a fim de que tenhamos um bom número de aprovados. Sabemos a importância da conclusão do ensino básico para que eles tenham condições de avançar cada vez mais, tanto na educação básica, quanto em ofertas no âmbito da qualificação profissional e, também, para estarem aptos para participarem do Enem e ingressar no curso superior”, completou a coordenadora.

O secretário de Justiça, Carlos Edilson, também comemorou o resultado do ranking e manifestou que seguirá investindo em programas de educação no sistema penitenciário piauiense. “Nosso desejo é continuar possibilitando a reinserção social dos reeducandos através da educação, para que possamos continuar transformando realidades.”, finalizou.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES