Encontro prepara gestores para Conferência Nacional de Saúde

A FMS conta com três delegados que participam da Conferência.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Gestores municipais de saúde, conselhos locais de saúde e comunidade em geral participaram na manhã de hoje (08), no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da primeira pré-conferência preparatória para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em dezembro de 2015.

O encontro serve para que delegados, que serão representantes de classes na Conferência Nacional de Saúde, façam seus credenciamentos e possam expor as demandas em saúde de sua comunidade. “Esse tipo de encontro é uma oportunidade para que possamos discutir melhorias a serem implantadas no serviço público de saúde”, falou Elmira Machado, do Conselho Municipal de Saúde.

A Fundação Municipal de Saúde conta com três delegados que participarão da 15ª Conferência Nacional de Saúde, são eles: Júlia Rocha Santos, do Núcleo de Educação em Saúde, Adriana Brandim, da gerência de Epidemiologia, e Oriana Bezerra, gerente do Centro de Zoonoses. Os conselheiros do Conselho Municipal de Saúde são delegados natos para a Etapa Municipal/Teresina. Cada conselheiro local de saúde pode indicar quatro delegados, sendo dois usuários do sistema único de saúde, um trabalhador de saúde e um representante da gestão.

“Hoje é a primeira pré-conferência, que abrange o território Centro/Norte. Teremos ainda dois momentos como este, nos territórios Leste/Sudeste e Sul”, explicou Cláudia Glauciene, diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No dia 15 de maio, a segunda pré-conferência acontecerá no auditório da Regional de Saúde Leste/Sudeste, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 570, São Cristóvão. Já a terceira pré-conferência acontecerá no dia 22 de maio, no auditório do Hospital do Parque Piauí, localizado na Rua Marechal Rondon, 6262.

Para a conselheira local de saúde do bairro Poty Velho, Márcia Carvalho, as pré-conferências são muito importantes. “Nos permitem adquirir novos conhecimentos e expor as necessidades de grupos prioritários da nossa região”, disse.

A Conferência Nacional de Saúde terá como tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. Contará com oito eixos temáticos que abrangem direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento e Gestão do SUS; Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS e Reformas Democráticas e Populares do Estado.

A expectativa de participação na 15ª Conferência Nacional de Saúde é de 3.248 delegados eleitos pelas conferências de base, além de 976 convidados e 98 atores sociais por credenciamento livre, totalizando 4.322 participantes, sem incluir nesse total profissionais envolvidos na produção, organização e cobertura de imprensa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES