mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Enel Green Power inicia operação comercial de parque eólico no Piauí

A construção da unidade de 716 MW está localizada nos municípios de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio

A subsidiária brasileira de energia renovável do Grupo Enel, Enel Green Power Brasil Participações Ltda. (EGPB), iniciou a operação comercial do parque eólico Lagoa dos Ventos (716 MW), o maior parque eólico atualmente em operação na América do Sul e o maior parque eólico da Enel Green Power em todo o mundo. A construção da unidade de 716 MW, localizada nos municípios de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio, no Piauí, envolveu um investimento de cerca de 3 bilhões de reais, o equivalente a cerca de 620 milhões de euros na taxa de câmbio atual.

“Lagoa dos Ventos é um projeto eólico recorde e seu início de operações comerciais é um marco importante para a Enel Green Power em todo o mundo, especialmente à luz dos desafios do cenário global de saúde”, disse Salvatore Bernabei, CEO da Enel Green Power e Head da linha de negócios Global Power Generation da Enel. “Como nossa maior usina eólica do mundo, Lagoa dos Ventos representa um passo significativo para o nosso crescimento sustentável, ao mesmo tempo que apoia a recuperação verde no Brasil, contribuindo ainda mais para a diversificação da matriz energética do país.”

O parque eólico Lagoa dos Ventos - Foto: DivulgaçãoO parque eólico Lagoa dos Ventos - Foto: Divulgação

O parque eólico Lagoa dos Ventos, que agora está em operação, é composto por 230 turbinas eólicas e será capaz de gerar mais de 3,3 TWh por ano, evitando a emissão de mais de 1,9 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera. Da capacidade instalada total da planta, 510 MW foram conquistados pela Enel Green Power no leilão A-6, em dezembro de 2017, e estão apoiados por contratos de fornecimento de energia de 20 anos para um pool de distribuidoras que operam no mercado regulado, enquanto a produção dos 206 MW restantes será fornecida ao mercado livre para venda a clientes comerciais, alavancando a presença integrada da Enel no país.

Em dezembro de 2020, a Enel anunciou o início da construção do novo projeto eólico Lagoa dos Ventos III, com 396 MW. Com o novo parque eólico, que exigirá um investimento de cerca de 360 milhões de euros, a capacidade total de Lagoa dos Ventos atingirá cerca de 1,1 GW. Todo o complexo eólico terá 302 aerogeradores e poderá gerar cerca de 5,0 TWh por ano, evitando a emissão de mais de 2,8 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera a cada ano.

Pá eólica sendo escoltada pela PRF em rodovia do Piauí - Foto: Divulgação/PRFPá eólica sendo escoltada pela PRF em rodovia do Piauí - Foto: Divulgação/PRF

Protocolos de proteção contra a Covid

Durante a construção de Lagoa dos Ventos, foram implantados rigorosos protocolos de segurança, em função da pandemia e em linha com as indicações das autoridades sanitárias, com o objetivo de garantir a proteção necessária aos trabalhadores envolvidos na construção bem como às comunidades onde o parque está instalado. Os mesmos protocolos também estão sendo implementados na construção do novo parque eólico Lagoa dos Ventos III.

 A empresa estabeleceu diretrizes rígidas para viagens, que incluem quarentena preventiva quando os trabalhadores se deslocam para cidades fora da região do canteiro de obras; maior higienização das instalações, veículos e ambientes nos canteiros de obras; bem como medidas para garantir práticas de trabalho seguras. Nos canteiros, a rotina das equipes e operações foram estruturadas para manter o distanciamento social. A Enel Green Power também vem realizando campanhas de testes massivas envolvendo todos os funcionários que trabalham nos canteiros de obras.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail