Enem 2012: Veja como controlar a ansiedade na hora da prova

Berber àgua ajuda na oxigenação do cérebro Berber àgua ajuda na oxigenação do cérebro

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As principais recomendações para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os participantes já conhecem. Controlar a ansiedade é, sem dúvida, uma das mais difíceis. Diante do teste, manter o autocontrole é uma qualidade decisiva para fazer valer o esforço nos estudos. Cuidados básicos como dormir e se alimentar bem e praticar exercícios de relaxamento ajudam a manter o foco.

- Se não administrada, essa ansiedade pode trazer graves prejuízos que vão de ?brancos? no momento das provas até complicações mais sérias na saúde. O sucesso no Enem está intimamente ligado à disciplina, mas também ao descanso e lazer - destaca a orientadora educacional do Colégio Imaculada Conceição, Elsa Ennes.

Respire e se alongue para relaxar

Um movimento simples, como observar a própria respiração, auxilia o candidato a relaxar.

- A respiração é uma ferramenta natural para lidar com as emoções. Inpirar profundamente e expirar devagar ajudará a quem vai fazer a prova a se manter mais calmo. Além disso, respirar nos traz para o momento presente, o que traz emoções de qualidade. Como é uma técnica simples, é um bom conselho para se fazer antes de começar ou durante a prova, quando ele se sentir mais cansado - explica o instrutor da Fundação Arte de Viver, Raoni Martins.

O alongamento também é uma técnica que está à disposição dos participantes. Cursos pré-vestibulares já perceberam a importância desses exercícios e levam instrutores para as salas de aula.

- A prática de técnicas de alongamento é indispensável para a hora da prova porque, além de deixar os alunos relaxados, proporciona a oxigenação do cérebro. Isso é importante para deixar o candidato mais disposto na hora de fazer o Enem - revela o coordenador do Pré-Vestibular do Colégio Qi, Renato Pelizzari.

A estudante Mariana Tinoco participou do treinamento no cursinho e garante que faz diferença:

- Para mim, o Enem é uma prova de resistência. Por isso, ter essas aulas com técnicas de alongamento e respiração são importante porque nos ajudam a manter o foco no momento decisivo e a colocar em prática o que aprendemos.

Cuide da alimentação

O equilíbrio deve estar também na alimentação. Preferir comidas leves e se manter hidratado é a recomendação.

Berber àgua ajuda na oxigenação do cérebro Berber àgua ajuda na oxigenação do cérebro.

- O mais importante é beber bastante água. Uma dica, inclusive, e levar uma garrafa de água. Alimentos gordurosos e enlatados devem ser evitados porque dificultam a oxigenação do cérebro. Nesta reta final, é melhor comer frutas, verduras e legumes. Refrigerante, café e chá mate também não são uma boa opção. Para substituir, prefira chá de ervas ou de frutas e limonada - aconselha a nutricionista da Santa Casa de Misericórdia, Gisela Peres.

O Enem será nos dias 3 e 4 de novembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES