Energia solar será produzida e utilizada no Centro Administrativo

No Centro estão localizados vários órgãos estaduais.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A busca de investimentos para o Piauí na área das energias renováveis, com foco nas fontes energéticas eólica e solar, foi um dos propósitos da viagem do governador Wellington Dias à Europa. Com o objetivo de negociar recursos e tecnologia para a prospecção da energia solar no estado, o chefe do executivo estadual se reuniu, nesta terça-feira (15), na região da Saxônia, na Alemanha, com representantes das empresas Heckert Solar e Power Value AG.

Desta reunião, resultaram dois projetos para investir em produção de energia solar. Um deles será realizado em Parnaíba, no perímetro irrigado dos Tabuleiros Litorâneos, e o outro nos Platôs de Guadalupe. “Os perímetros irrigados são dois projetos grandes e que despertaram interesse da empresa Heckert Solar em trabalhar uma parceria com o Governo do Estado. A perspectiva é de, em 2016, estudarem o Piauí como uma área estratégica do Brasil para investimentos na área de produção e industrialização de equipamentos para energia solar”, destaca o governador.

De acordo com Dias, a empresa, que é reconhecida e conceituada na Europa por ter uma tradição na produção de placas solares e outros equipamentos, manifestou interesse em estudar investimentos no Piauí.

Outro entendimento feito na reunião diz respeito à utilização da energia solar para abastecer o Centro Administrativo, em Teresina, onde estão localizados vários órgãos estaduais. “É uma forma moderna de captação e distribuição de energia, que combina com as novas metas das mudanças climáticas na área ambiental, de produção de energia. Isso será trabalhado já em 2016”, explica Wellington. O investimento para o projeto será de R$ 18 milhões.

Para o secretário da Mineração, Petróleo e Energia Renováveis, Luís Coelho, esta parceria vai viabilizar a modernização total da produção de energia do Centro Administrativo, que, com a implantação de placas solares, vai produzir a sua própria energia. “É um passo importante, pois o Estado vai modernizar a captação de energia e, ao mesmo tempo, utilizar uma forma de energia nova, limpa e sem a utilização de dióxido de carbono”, informa Luís Coelho.

O secretário destacou que as empresas alemãs são muito criteriosas para expandir suas corporações para outros países e que o potencial de energia solar do Piauí é tão grande que uma empresa se interessou em se instalar no estado, uma para construir sua própria fábrica, e a outra deverá produzir energia para atender a alguns projetos do estado. “Estamos na Alemanha, que é o centro evoluído na área da energia fotovoltaica, e as empresas se interessaram pelo potencial energético que existe no Piauí. Vamos surpreender o Brasil com a captação deste tipo de energia fotovoltaica”, enfatiza o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES