Enfermeiro fratura o nariz após socos de marido de paciente

Enfermeiro foi agredido por familiar de paciente

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um enfermeiro foi agredido nesta quinta-feira, por volta das 10h, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Taquara, na Zona Oeste do Rio. O funcionário faz parte da equipe de acolhimento da unidade e teve o nariz quebrado ao ser atingido por socos quando tentava explicar ao marido de uma paciente que ele não poderia acompanhá-la no atendimento. O homem foi contido por um funcionário da limpeza. As unidades de pronto-atendimento contam apenas com vigilantes patrimoniais. O Sindicato dos Médicos do Rio afirmou que fará uma denúncia sobre a falta de segurança para os profissionais de saúde ao Ministério Público.

- Expliquei que a paciente já estava numa cadeira de rodas, seguindo para a sala amarela, onde receberia hidratação, e expliquei que ele não poderia acompanhar a mulher. Pedi várias vezes que ele aguardasse do lado de fora, para não atrapalhar o atendimento. Ele fez que não ouviu e me acertou vários socos no rosto. Nem esbocei reação - contou Alexandre Castelar, de 40 anos, há três anos e meio trabalhando na UPA da Taquara.

Uma funcionária da unidade, que pediu para não ser identificada, conta que, ao escutar a confusão na sala de espera da UPA, saiu correndo para o andar superior:

- Estamos todos muito assustados com essa falta de segurança. Não há tranquilidade para trabalhar. Os vigilantes são franzinos e a função deles é proteger o patrimônio público, não os funcionários.

O caso foi registrado na 32ª DP. O agressor foi conduzido para a delegacia e liberado em seguida.

Unidade está sem câmeras de segurança

A agressão ao enfermeiro não foi gravada pelo circuito interno da UPA, porque a unidade está sem câmeras de segurança. Segundo a Secretaria estadual de Saúde, um novo sistema está sendo providenciado. Em nota, o órgão explica que, após a transição de gestão compartilhada por Organizações Sociais, o contrato de locação de câmeras precisou ser trocado.

A secretaria afirma que ?adota uma série de normas para garantir a segurança de profissionais de saúde, pacientes e visitantes, além de proteger o patrimônio material de suas unidades?. Para isso, dispõe de segurança patrimonial, feita por vigilantes desarmados, e câmeras de monitoramento. Em casos de violência, o vigilante é orientado a chamar a polícia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES