Engenheiro cria cabine que promete salvar passageiros de avião

Segurança nunca é demais e a indústria continua trabalhando

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O avião é o meio de transporte mais seguro do mundo e a média de pessoas mortas em acidentes aéreos (cerca de 500 ao ano), se comparada com os milhões de aviões que sobrevoam os céus a cada 365 dias, é tão baixa que não deveria nos preocupar. Porém, muita gente ainda teme ficar fechado num aparelho que está a mais de 10 mil metros do chão.

Segurança nunca é demais e a indústria continua trabalhando para levar mais conforto e evitar ao máximo a probabilidade de acidentes. Mas a verdade é que, por mais motores, sofisticação e tecnologia de ponta que exista, ainda nada pode ser feito para garantir que erros humanos não acontecem (só continuar dando formação de qualidade para os pilotos, mas errar é uma característica bem humana).

Foi com isso em mente que o engenheiro de aviação ucraniano Vladimir Tatarenko trabalhou nos últimos 3 anos, para encontrar uma forma de salvar as vidas humanas mesmo quando os raros acidentes acontecem. E ele conseguiu, ao criar uma cabine que pode ser desacoplada do resto do avião em questão de segundos. E como ela nos salva? Com um paraquedas preso no teto e tubos de borracha infláveis para mantê-lo à tona, caso seja necessário. O mais incrível é que a cabine é feita para poder aterrisar em terra ou em mar (já que é quando se sobrevoa os oceanos que fica mais difícil fazer aterrissagens de emergência).

“Sobreviver a um acidente de avião é possível“, diz o criador dessa cápsula. Como não ter esperança?

O engenho tem sido alvo de alguns questionamentos, como a possibilidade de debilitar o funcionamento geral das aeronaves, além de que o elevado custo poderia ser desnecessário dada a reduzida quantidade de acidentes de que falamos no começo. Isto sem contar que ele não serviria para alguns acidentes, como explosões ou ataques.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES