Enorme explosão de estrela será visível da Terra pela 3ª vez; veja quando

Este fenômeno, conhecido como nova, ocorre devido à interação entre duas estrelas em um sistema binário

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A comunidade astronômica está à beira de um dos eventos mais espetaculares do século: a explosão de uma estrela, visível da Terra, prevista para acontecer entre este sábado e setembro. Localizada a 3.000 anos-luz de distância, a estrela, que faz parte do sistema T Coronae Borealis na constelação Corona Borealis, promete iluminar nosso céu noturno com um brilho comparável ao da Estrela do Norte.

Este fenômeno, conhecido como nova, ocorre devido à interação entre duas estrelas em um sistema binário, resultando em uma explosão nuclear que temporariamente aumenta sua luminosidade. Astrônomos de todo o mundo estão em alerta, aguardando ansiosamente este raro espetáculo cósmico, que foi observado pela última vez em 1946.

A peculiaridade deste evento reside no fato de que a nova é visível a olho nu apenas por alguns dias, criando a ilusão de uma nova estrela no céu. A Nasa compara o brilho da explosão ao da Estrela do Norte, uma descrição que aumenta a expectativa em torno do fenômeno. Sumner Starrfield, um astrônomo da Universidade Estadual do Arizona, expressou seu entusiasmo à AFP, destacando a raridade e a beleza deste evento.

Além do espetáculo visual, a nova oferece aos cientistas uma janela preciosa para estudar os processos nucleares e a dinâmica das estrelas em sistemas binários. Starrfield, que tem trabalhado na análise deste fenômeno desde os anos 1960, mencionou que está finalizando um artigo científico que explora as possíveis descobertas que podem ser feitas através da observação desta nova. Este trabalho não apenas avança o conhecimento humano sobre o universo, mas também serve como um lembrete da nossa posição no vasto cosmos.

Para mais informações, acesse meionews.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES