Enquanto Harry é assediado, William é alvo de protestos

Imprensa argentina deu grande destaque a protesto contra Harry no Brasil.

Chegada de príncipe William às Malvinas provocou protestos em Buenos Aires em fevereiro. | AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enquanto o príncipe Harry brincava e interagia com o público brasileiro no Rio de Janeiro neste fim de semana, seu irmão e segundo na linha de sucessão do trono britânico continuava sendo alvo de protestos na Argentina.

A chegada do príncipe William às Ilhas Malvinas (ou Falklands, para os britânicos), no início de fevereiro, gerou protestos de um grupo de manifestantes no centro de Buenos Aires e em frente à embaixada da Grã-Bretanha, no bairro da Recoleta, na capital federal.

"Fora, William", escreveram nos muros do centro da cidade. Com bandeiras e cartazes, em frente à embaixada, eles também repudiaram a presença do príncipe ao arquipélago no Atlântico Sul.

Piloto da Royal Air Force, William chegou às Ilhas em meio à crescente tensão entre a Argentina e o Reino Unido e a poucos dias do dois de abril, data que marca os 30 anos da invasão de tropas argentinas no arquipélago, em 1982. A guerra terminou com a derrota argentina pouco mais de dois meses depois, em junho daquele mesmo ano.

O pedido de recuperação da soberania das Ilhas é uma das principais bandeiras do chamado Kirchnerismo, movimento político que foi liderado pelo ex-presidente Nestor Kirchner (2003-2007), morto em 2010. O pedido é mantido por sua viúva e sucessora, a presidente Cristina Kirchner.

"Nós insistimos, através das Nações Unidas, pela abertura do diálogo com a Grã Bretanha para discutirmos a soberania das Ilhas Malvinas", disse Cristina em diferentes discursos este ano.

"Uniforme de conquistador"

A presidente acusou os britânicos de "militarização" do Atlântico Sul e também criticou a presença de William, vestido de militar, no arquipélago.

"Estão militarizando a região. Não podemos tolerar o envio de um imenso (navio) "destruidor" (HMS Dauntless) acompanhado do príncipe (William), a quem esperávamos ver com outra roupa (civil), que não a militar", disse a presidente.

Pouco antes da chegada de William às Ilhas, no fim de janeiro, o Ministério das Relações Exteriores da Argentina divulgou uma nota na mesma linha crítica.

"O povo argentino lamenta que o herdeiro real chegue ao solo pátrio com o uniforme de conquistador e não com a sabedoria do estadista que trabalha a serviço da paz e do diálogo entre as Nações", dizia o texto oficial.

Autoridades britânicas afirmaram que a presença e treinamento de William nas Ilhas são de "rotina".

A presidente tem acusado a Grã Bretanha de "colonialismo" - expressão que também foi usada pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, ao se referir à Argentina na questão Malvinas. A disputa pelas Ilhas levou os países do Mercosul a assinarem, no fim do ano passado, uma declaração de apoio à Argentina, impedindo que barcos com bandeira das Falklands possam ancorar nos portos do bloco fundador do Mercosul e também do Chile.

A defesa da soberania das ilhas é um assunto que, segundo diferentes especialistas, faz parte da "identidade" argentina e une governistas e opositores.

Neste sentido, a presidente convidou parlamentares da oposição para uma reunião, no dia 14 de junho, no Comitê de Descolonização das Nações Unidas, onde a Argentina insistirá na reabertura do diálogo com os britânicos. Especialistas argentinos recordam que a ONU sugeriu negociações entre os dois países em 1965. O Reino Unido, no entanto, nunca aceitou negociar e em 1982 ocorreu a guerra que mudou o panorama das relações bilaterais.

Cruzeiros e brigas

Nos últimos dias, dois cruzeiros com bandeira britânica foram impedidos de ancorar na cidade de Ushuaia, na província de Terra do Fogo, na Patagônia. Nesta sexta-feira, em Comodoro Rivadavia, na província de Chubut, também na Patagônia, ex-combatentes da guerra das Malvinas e moradores tentaram impedir que estivadores levassem carga de cimento para um navio cargueiro também de bandeira britânica.

Segundo a imprensa local, a polícia foi chamada para apartar a briga entre os manifestantes e os trabalhadores que teriam conseguido continuar os trabalhos após o incidente.

O ex-presidente Kirchner era da Patagônia, região que está no caminho para as Malvinas e onde costumam dizer que o "sentimento malvinense" - de que as Ilhas são argentinas - seria "ainda mais forte", segundo políticos locais.

Nesta clima de animosidade, foi designado na sexta-feira o novo embaixador britânico na Argentina, John Freeman. Poucos dias antes, o governo argentino tinha designado embaixadora para sua embaixada em Londres após cerca de quatro anos com o posto vazio.

Segundo a imprensa local, Freeman é especialista em temas de não proliferação de armas nucleares, terrorismo e luta contra o tráfico de drogas e teria dito, através de um comunicado, que quer "contribuir para o desenvolvimento de uma relação de mutuo beneficio para o Reino Unido e a Argentina".

Harry

Neste sábado, uma das principais emissoras de televisão da Argentina, C5N, destacou entre suas manchetes: "Protesto contra príncipe Harry no Rio de Janeiro".

Na mesma linha, três dos principias sites de notícias do país também informaram que o irmão de William não teria sido bem recebido no Brasil.

"Manifestantes brasileiros protestaram contra a visita do príncipe Harry ao Rio de Janeiro em solidariedade com a Argentina e seu pedido de soberania das Ilhas Malvinas", publicou o site Infobae.

Os manifestantes se concentraram no Aterro do Flamengo, publicou o Infobae. Em seu site, o jornal Página 12, de Buenos Aires, publicou: "Durante corrida para promover os Jogos Oimpicos de Londres, o filho de Charles e Diana foi surpreendido por um grupo de manifestantes que erguia cartazes dizendo: "The Malvinas are Argentinian" ("As Malvinas são argentinas")."

O site do jornal bito Financiero informou: "Mau momento para Harry no Rio. Ele foi vaiado por causa das Malvinas e o músico Morrisey o criticou em público."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES