Ensaio mostra Teresina em luz, cores e cultura

A capital do Piauí é a homenageada da vez com um ensaio que mostra o colorido da cidade, suas belezas naturais e patrimônios, que encantam quem a conhece.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

ANDRÉ PESSOA

Dia do Piauí

Crédito: André Pessoa

Depois de registrar cactos e espinhos, árvores retorcidas e paisagens da caatinga; desbravar a história colonial do Piauí na centenária e negra Oeiras; navegar pelos mistérios entrelaçados pelas raízes do mangue no Delta do Parnaíba, chegamos na imensa, moderna e colorida Teresina, a única capital nordestina que não fica no litoral. Um presente do Imperador Dom Pedro II a sua esposa Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias.

Lembrando a Mesopotâmia por ficar localizada entre dois rios, o Parnaíba e o Poti, Teresina (união de Teresa e Cristina), apresenta uma atmosfera que remete ao Oriente Médio, a mesma sensação que se tem ao admirar as imagens da modelo e suas formas exóticas. Neste quarto e penúltimo capítulo da série em homenagem ao Dia do Piauí, vamos contar um pouco da história da criação dessa cidade, hoje extremamente cosmopolita, colorida por seus grafites, mas também conhecida como a "Cidade da Luz". 

Teresina acorda com o sol explodindo no horizonte e dorme com o nascimento de brilhantes estrelas. Somente um facho de energia e luminosidade tão forte como o da modelo piauiense Tatielly Castro para emoldurar os seus cenários. Nas páginas 4 e 5 você poderá acender um holofote, com luz colorida, variadas temperaturas, percorrendo lugares conhecidos e outros nem tanto pelos próprios piauienses. Se divirtam! Essa é a Terra da LUZ.

Teresina: A Cidade da Luz

ANDRÉ PESSOA

DIREÇÃO, TEXTOS E FOTOS

Uma, digamos, metrópole se mede também pela cultura representada em suas diferentes vertentes de arte. Com cerca de 1,2 milhão de habitantes, a grande Teresina (incluindo a maranhense Timon, do outro lado do rio Parnaíba), tem muitas sementes artísticas sendo geminadas. Um exemplo é o projeto Música Para Todos, que leva amor, educação, profissão e futuro para piauienses, mas não só. Uma simples e significativa ação proativa de cidadania, erudição, desenvolvimento intelectual e emocional no meio do caos típico das grandes cidades.

Para ilustrar nosso ensaio fotográfico convidamos alguns alunos do projeto teresinense para posar com a modelo Tatielly Castro num ambiente clássico de Teresina, bem no coração da cidade, o Museu do Piauí e suas escadarias coloniais. Mas fomos além disso. Percorremos a urbe em busca da melhor luz e os cenários foram surgindo por entre avenidas, viadutos e beira-rios.

A Teresina colorida pelos interessantes grafites de seus jovens, com praças arborizadas e de agradável convivência humana. A cidade da noite efervescente com bares, boates e shows. A cena gastronômica, o protagonismo na medicina e na engenharia, os variados serviços, seus bairros charmosos, diversos ou pequeninos como numa pacata cidade do interior.

Crédito: André Pessoa

Na verdade, o início da gestação dessa nova cidade acontece em 1744, em Lisboa, Portugal, quando o sargento-mor Antônio Coelho Teixeira teve a sesmaria da Vila do Poti confirmada. Logo um povoado se formou entre os rios Parnaíba e Poti sendo elevada à categoria de Nova Vila, basicamente ocupada por pescadores e pequenos comerciantes. 

O cordão umbilical que ligava o território dos Sertões até o litoral ainda estava conectado a Oeiras, então capital da Província. Mas em 16 agosto de 1852 numa circular destinada a todos os Presidentes de Províncias do Império do Brasil, José Antônio Saraiva informa que foi escolhida oficialmente a nova capital da Província do Piauí. Nasce aí, através de um parto natural, mas difícil, a jovem Teresina.

Conhecida como a cidade planejada para homenagear a imperatriz Teresa + Cristina = Teresina, seu desenvolvimento inicial foi incentivado pela economia da mamona e da carnaúba. Concebida com um traçado geométrico em linhas paralelas, simetricamente dispostas, todas partindo do rio Parnaíba em direção ao Rio Poti, fez crescer a cidade que hoje é uma espécie de mãe para todos os piauienses, ou não. Quem não conhece ou deseja conhecê-la? Ainda mais através desse ensaio ilustrado pela beleza feminina! 

 Teresina foi a primeira capital do Brasil planejada para substituir outra, pois a Província do Piauí, como era conhecida na época, tinha Oeiras como a sua cidade mais importante 16 décadas atrás. A história da cidade que tem como lema “Chegar e se apaixonar”, é cheia de curiosidades. Venha desvendá-las. 

MAKING OF TERESINA: A CAPITAL DA LUZ

DIREÇÃO: André Pessoa

MODELO: Tatielly Castro

PRODUÇÃO: Socorro Macêdo

ASSISTENTE: Luiza Castro Rosário

MAKE UP: Amanda Macêdo

FIGURINOS: Teresa e Zelinda Oliveira

ILUMINAÇÃO: Luiza Castro Rosário

APOIO: Governo do Piauí

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Carol Durães

DIREÇÃO DE JORNALISMO: José Osmando

AGRADECIMENTOS: Museu do Piauí, Projeto Música Para Todos, Luís Sá e família, Parque Potycabana, Salão Ama Cabelos, Daniel Andrade, Theo Macêdo, Help Novidades, Instituto Ecológico Caatinga (IEC), além da Linda Boutique com o figurino temático para as locações em Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES