Entenda: Tatuagens de presidiários podem ter significados macabros

As figuras inofensivas que registradas na pele de detentos, podem ter significados obscuros ligados aos crimes cometidos

A tatuagem representando uma carpa pode ter ligação direta com o grupo criminoso PCC | Reprodução - Foto: Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

tatuagem, ou simplesmente "tattoo", é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas em todo o mundo. Trata-se de uma arte permanente feita na pele humana que, tecnicamente, consiste em uma aplicação de tinta sobre uma camada da pele, que é obtida através da introdução de pequenas agulhas que fixam a tintura. A humanidade registra a existencia da tatuagem desde as mais antigas civilizações, com inúmeros significados sagrados ou profanos. Usada para homenagear, expressar ou simplesmente representar algo pelo gosto pessoal, a tatuagem pode ter signififcados macabros, quando no contexto de dentro dos presídios, na linguagem do mundo criminal.

Alguns estilos de tatuagem receberam esse esteriótipo em decorrência do histórico de presidiários que possuem uma relação direta com a arte. Alguns detentos, por exemplo, que possuem tatuagem de "carpa" tatuado no corpo, podem estar indicando uma ligação com o grupo do Primeiro Comando da Capital (PCC), uma facção criminosa onde os membros possuiam o desenho do peixe tatuado em seu corpo como uma forma de identificação. 

A tatuagem, no mundo criminal, é vista pelos investigadores como uma maneira de os indivíduos se identificarem naquele meio e para perpetuarem o sentimento de pertencimento, até mesmo para se protegerem dentro dos presídios. O promotor de justiça Fernando Pascoal Lupo, do Ministério Público de São Paulo, tem um artigo publicado pela instituição em que analisa essas formas de indentificação, o sentimento de pertencimento à um grupo e onde dedifra alguns significados de tatuagens comuns no sistema prisional. 

"A tatuagem é muito popular nos presídios e entender seu significado pode ser um valioso auxílio à investigação policial, servindo até mesmo para antecipar uma ação criminosa. Policiais Civis e Militares têm investido em bancos de dados com informações sobre as tatuagens mais comuns para auxiliar em seus trabalhos. Alguns desenhos podem parecer inofensivos devido às suas cores e traços simples e delicados, mas podem esconder motivos e até mesmo confissões bárbaras e cruéis", afirma Fernando Lupo em seu artigo.

  VEJA ABAIXO ALGUMAS DAS TATUAGENS MAIS COMUNS E SEUS SIGNIFICADOS NO MUNDO DO CRIME:

CARPA

Tatuagem de Carpa pode estar ligada à membros do PCC/Reprodução:Internet

O artigo do promotor Fernando Lupo afirma que a tatuagem de carpa, "que possui forte ligação com a cultura japonesa, indica símbolo de prosperidade e fertilidade. Com sua cabeça apontada para cima, quer dizer que o indivíduo está em ascensão dentro do crime organizado".  

SACI PERERÊ

Tatuagem do Saci no mundo criminal geralmente remete ao tráfico de drogas/Reprodução:Internet

O personagem do folclore brasileiro, originalmente conhecido pelo nome de "Saci Pererê", carrega o histórico de ser um menino muito traquino, e que possuindo uma perna só, consegue provocar redemoinhos. Em um contexto diferente, a tatugem do personagem carrega um significado obscuro onde sua representação pode ter ligação direta com o tráfico de drogas, sendo grafado geralmente nos braços ou na região da barriga. 

PALHAÇO

A tatuagem do palhaço, no mundo do crime, geralmente está ligada a criminosos que já mataram policias/Reprodução:Internet

O personagem mais amado e mais conhecido no mundo do circo, infelizmente no mundo do crime sua representação está associada a criminosos que já assassinaram policiais ou autoridades. De acordo com investigadores, se na tatuagem o palhaço tiver lágrimas de coloração preta, revela que o dono da tatuagem teve seus comparsas mortos em combate com outras facções e se as lágrimas forem vermelhas, os comparsas foram mortos por policiais.

TAZ MANIA

O personagem Taz mania, no mundo do crime, se associa a furtos e arrastões/Reprodução:InternetO outro personagem que ganha sentido diferente no mundo do crime é o Taz Mania, conhecido por fazer parte da distribuidora de animação Warner Bros. Sua representação costuma ser encontrada em presos que praticaram furtos e roubos contra pedestres, ou durante arrastões de rua.

VEJA OUTROS SIGNIFICADOS APONTADOS PELO ARTIGO DO PROMOTOR FERNANDO LUPO

JESUS CRISTO

A figura de Jesus Cristo crucificado, com a coroa de espinhos ou só com a inscrição JC, se relaciona com o homicida – também condenado pelos homens. A inscrição JC nos braços, pernas ou peito é ligada a um latrocida. Nas costas, um pedido de proteção.

CHUCKY

O Chucky, personagem do filme “O brinquedo assassino”, e o punhal atravessando um crânio humano ou um coração indicam assassinato de policiais.

CAVEIRA

A caveira é usada por presos que cometeram homicídio. A morte com foice representa presos ligados a grupos de extermínio.

DIABO

O diabo personifica o mal – pistoleiros e matadores de aluguel.

NOSSA SENHORA

A imagem de Nossa Senhora de Aparecida se relaciona com homicídios e latrocínios.

ESPADA E PUNHAL

A espada e o punhal indicam indivíduo perigoso e destemido, que matou com arma branca.

SERPENTE

Uma serpente, ou a inscrição X-9, indica que o preso é traíra. Sugere que ele seja assaltante. A imagem do arame farpado significa que o preso é um “dedo duro” ou assaltante há muito tempo detido.

ARANHA

A aranha revela que o bandido age em grupo, que é perigoso. Se a aranha estiver subindo pela teia, indica “ascensão na carreira”. Se tiver várias aranhas, é um líder, conselheiro. Teia de aranha, tatuada na mão, antebraço, cotovelo ou perna, significa lembrança do comparsa que morreu.

É importante ressaltar que mesmo que muitas dessas representações estejam ligadas a crimes ou a grupos criminosos, essas tatuagens são desenhos comuns e representações de arte como quaisquer outras, ou seja, sua simples represetação não é prova cabal de que a pessoa, de fato tenha ligação com a representação que o senho possa ter no mundo do crime. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES