Entidade gay quer direito de resposta na revista Veja por artigo “homofóbico”

Militância pede que revista Veja dê direito de resposta sobre “artigo homofóbico” de J.R Guzzo.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) não deixou passar em branco o artigo homofóbico ?Parada gay, cabra e espinafre?, publicado pela revista ?Veja? nesta semana, e enviou ofício à redação da publicação pedindo direito de resposta.

No ofício enviado na última segunda-feira, 12 de novembro, ao diretor da redação da revista, a entidade lembra que o artigo ?é profundamente ofensivo e desrespeitoso em relação à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), ferindo inclusive o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros?.

Segundo a ABGLT, o pedido já está sendo analisado pelo departamento jurídico da revista. Confira a mensagem da ABGLT:

Nota Oficial da ABGLT sobre o artigo ?Parada gay, cabra e espinafre?

Prezado Senhor,

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais ? ABGLT (CNPJ 00.442.235/0001-33) ? fundada em 31 de janeiro de 1995, é uma entidade de abrangência nacional ? sediada em Curitiba ? atualmente com 257 organizações afiliadas e tem como objetivo a defesa e promoção da cidadania desses segmentos da população. A ABGLT também é atuante internacionalmente e tem status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas.

Neste sentido, consideramos que o artigo intitulado ?Parada gay, cabra e espinafre? publicado na edição da revista Veja data 14 de novembro de 2012 (p.118-120) é profundamente ofensivo e desrespeitoso em relação à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), ferindo inclusive o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

Assim sendo, vimos por meio deste solicitar o direito de resposta.

Na expectativa de sermos atendidos, despedimo-nos,

Atenciosamente,

Toni Reis



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES