Concessionárias sofrem prejuízo com ações de compradores na justiça

A prática tem sido constante e muitas concessionárias e financiadoras

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O advogado Jurandy Porto participou do Programa Agora na Rede Meio Norte nesta quarta-feira(28) e falou sobre compras de veículos financiados. Jurandy falou de uma prática que acontece atualmente por parte dos compradores, que ao adquirir o veiculo, não paga a primeira parcela ou em alguns casos, chegam a pagar, mas entram com ação na justiça pedindo a revisão dos valores estabelecidos nas prestações do financiamento do veículo.

A justiça concede então a suspensão dos pagamentos, mas o comprador ainda fica com o carro.

" Quando vai julgar o recurso em questão, o veículo perde valor e fica sem possibilidades de ser negociado, de certa forma fica desvalorizado no mercado.

A prática tem sido constante e muitas concessionárias e financiadoras têm enfrentado esse problema recentemente. " Na verdade são contratos de adesão, na qual apenas uma parte elabora o texto e as cláusulas e a outra parte, mais fraca financeiramente, só aceita", afirma o advogado.

Um dos problemas que obriga o consumidor a entrar na justiça está relacionado à implementação de juros sobre juros e a capitalização dos juros. Daí então, a ação é executada para se excluir o problema, pois o direito não permite abusividade. " Alguns usam o direito de forma desordenada e demasiada. São tipos de estelionatários que tomam posse do veículo", declarou Jurandy.

Segundo o advogado, os juízes dos tribunais brasileiros já saem como lidar com essa situação, pois descobriram a prática irregular e adotaram medidas que funcionam como freios para essas práticas desonestas. " O juiz assegura a posse do comprador, mas determina que seja feito um depósito de uma quantia que o consumidor considere correta e justa. Isso evita o abuso do direito por parte do consumidor, que pode caracterizar estelionato", pontuou Jurandy Porto na entrevista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES