Equatorial Piauí alerta para cuidados com equipamentos no home office

O trabalho remoto foi intensificado durante o período pandemia da COVID-19

home office | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para preservação da saúde e cuidados necessários nesse período de pandemia do novo coronavírus, muitos trabalhadores passaram a exercer suas atividades de forma remota, no sistema de home office. Assim, foi preciso preparar um local de trabalho em casa, para dar continuidade ao fluxo de demandas profissionais. Mas, é importante ficar atento ao uso de equipamentos durante esta fase. Em todos os aparelhos elétricos é importante observar primeiramente a voltagem correta. No caso do uso de equipamentos de voltagens diferentes, pode acontecer o não funcionamento ou até acidentes, chegando a danificá-los ou provocar uma situação insegura dentro de casa.

Equatorial Piauí alerta para cuidados com equipamentos elétricos durante o home office

Com a necessidade do uso de diversos aparelhos ao mesmo tempo para a execução das atividades, é recomendado o uso de filtro de linha. Não devem ligar vários equipamentos conectados nos benjamins, os famosos “T”, pois podem causar um princípio de incêndio, devido à sobrecarga.

Já para a iluminação, caso seja necessário a troca de uma lâmpada, é importante desligar o disjuntor e, ao executar a troca, não se deve tocar na rosca e nem na parte metálica do bocal. O correto é segurar na parte de vidro da lâmpada.

Durante as atividades de trabalho, o celular se tornou ainda mais essencial, mas esse equipamento tão útil também merece cuidados. Não é recomendado o seu uso durante o carregamento. “Enquanto o aparelho celular está carregando, há um aquecimento da bateria, que pode ser intensificado em caso de utilização em ligação. E o risco pode ser potencializado, caso seja utilizado o carregador que não seja original de fábrica. Assim, reforçamos o alerta para atenção ao equipamento e aos acessórios”, explica Gilvan Monteiro, eletrotécnico da Equatorial Piauí.

Evite consumir líquidos na estação de trabalho, mas caso consuma tenha cuidado, pois o derramamento de líquidos poderá danificar os aparelhos e causar choques elétrico. E ao final do expediente, recomenda-se a desconexão dos equipamentos da tomada, que evita possível curto-circuito e contribui para diminuir o consumo de energia. Com cuidados simples, é possível ter mais segurança e tranquilidade durante as atividades em home office.

“Alertamos a população sobre a importância de redobrar os cuidados com os equipamentos elétricos nesse período. Em caso de vítimas de choque elétrico, deve-se desligar o disjuntor ou chave geral, ligar para a emergência e não tocar na pessoa. Algumas medidas cautelosas no cotidiano fazem toda a diferença”, ressalta Gilvan Monteiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES