Equatorial Piauí alerta para os riscos com eletricidade no período chuvoso

Enchentes, alagamentos, descargas atmosféricas e acidentes com eletricidade são possíveis situações de risco

Equatorial Piauí alerta para os riscos com eletricidade no período chuvoso | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde os primeiros dias do ano, o Piauí tem acumulado um grande volume de chuvas de norte a sul do estado. A previsão meteorológica aponta que esse cenário se prolongará até março. Somado às chuvas, os ventos intensos contribuem para situações de perigo, exigindo cuidado e atenção redobrada. Enchentes, alagamentos, descargas atmosféricas e acidentes com eletricidade são possíveis situações de risco. Afim de levar informações de segurança à população piauiense, a Equatorial Energia dá orientações para evitar acidentes no período chuvoso.

Em dias de fortes chuvas com descarga atmosférica, recomenda-se a retirada da tomada dos equipamentos eletrônicos mais sensíveis. É importante também evitar goteiras perto de instalações elétricas, pois a água conduz energia. Mas os riscos existem não apenas dentro de casa ou em áreas cobertas. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Piauí é um dos estados com o maior índice de raios, portanto, o recomendável durante as chuvas é não ficar em áreas descampadas e não se abrigar embaixo de árvores.

Enchentes, alagamentos, descargas atmosféricas e acidentes com eletricidade são possíveis situações de risco - Foto: Divulgação/Equatorial

Os fortes ventos nos dias chuvosos podem provocar acidentes com a rede elétrica, principalmente causados pela queda de galhos e árvores. De acordo com o Executivo de Segurança da Equatorial Piauí, João Porfírio, um fio energizado em área de alagamento pode ser fatal. “Em caso de cabos elétricos no chão, a orientação é manter distância e entrar em contato com a Distribuidora por meio da Central de Atendimento, ligando para 0800 086 0800, ou para o Corpo de Bombeiros no número 193”, diz o executivo.

No primeiro trimestre deste ano, a previsão é de chuvas acima da média no território piauiense. “A tendência é termos temporais sempre acompanhados, ora da descarga elétrica, ora da rajada de vento. Com esse cenário, os cuidados se redobram nas áreas de risco como lagoas, riachos e rios. Toda rede hidrográfica deve ser monitorada, principalmente pelo risco de alagamentos e inundações”, declara o climatologista Werton Costa.

Confira outras dicas para evitar acidentes com água e energia elétrica:

- Não encoste em postes ou estruturas elétricas para se proteger de enchentes;

- Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos; 

- Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria; 

- Não tente carregar aparelhos móveis, como celulares, em locais úmidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES