Equatorial Piauí registra quase 800 ocorrências de queimadas em 2022

A prática pode ocasionar interrupções no fornecimento de energia e riscos para à população.

Equatorial Piauí registra quase 800 ocorrências de queimadas em 2022 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O segundo semestre no Piauí apresenta alguns fatores característicos, como seca do solo e da vegetação, baixas umidades e altas temperaturas, que, juntos, acabam contribuindo para o aumento do número de focos de queimadas.  Mas, você sabe quais as consequências que a prática das queimadas traz para o fornecimento de energia? Se realizada sem as medidas de segurança necessárias, as queimadas pode ocasionar interrupções nos serviços, já que, quando realizadas próximo à rede elétrica, geram danos às estruturas e cabos condutores.     

Em 2021, o Centro de Operações Integradas da Equatorial Piauí registrou 1.106 ocorrências envolvendo queimadas em todo o estado. Somente a capital Teresina, responde por 55% dos casos, com 616 ocorrências registradas. No ranking dos municípios, a cidade de Picos ocupou o segundo lugar no quantitativo de ocorrências (36), seguida de Parnaíba (33).

Equatorial Piauí registra quase 800 ocorrências de queimadas em 2022- Foto: Divulgação

A média mensal em 2021 foi de 92 ocorrências. Em contrapartida, somente nos primeiros seis meses de 2022, a Distribuidora já registrou 761 casos envolvendo queimadas que prejudicaram o fornecimento de energia, o que revela um crescimento de 38% na média mensal de casos de interrupção de fornecimento em função das queimadas no mesmo período do ano passado.  Neste ano, as cidades com maior ocorrência de queimadas são: Teresina (350), Picos (34), Parnaíba (32) e Nazária (24).

O Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial, Abraão Galeno, fala dos prejuízos que a prática pode ocasionar para a população. “No Piauí, o período do B–R–O BRÓ apresenta uma tendência de aumento no número de casos envolvendo queimadas. Quando praticada próximo à rede elétrica, o calor oriundo da queimada pode danificar cabos e postes, prejudicando o fornecimento de energia para os clientes do local. Quando a rede elétrica é atingida por uma queimada, são necessários reparos e manutenções mais complexas, o que, por consequência, demanda um tempo maior para a recomposição do sistema elétrico. Outro ponto que deve ser ressaltado é que, além dos prejuízos com a interrupção dos serviços, a realização de queimadas pode configurar um crime”, frisou Abraão Galeno.            

Em casos de incêndios próximos à rede elétrica, a Equatorial Piauí deve ser acionada para tomar as medidas necessárias, por meio da Central de Atendimento no número 0800 086 0800. Já nas situações em que o fogo estiver atingido uma rede elétrica energizada, a empresa orienta que a população entre em contato com a Distribuidora e que as pessoas não se aproximem do local, bem como acionem, de forma imediata, o Corpo de Bombeiros, através do número 193.              

Confira como evitar queimadas e riscos com a rede elétrica:

Evite acender fogueiras, principalmente próximo a rede elétrica;

- Não jogue pontas de cigarro acesas às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação;

Apague com água as cinzas de fogueiras para evitar que o vento leve as brasas para as matas e não coloque fogo em terrenos baldios ou lixões;

- Não acenda velas e fogueiras próximos à vegetação mais seca;

- Não faça queimadas para limpar pastagens ou plantio agrícola

- Realizar os aceiros para a segurança da área – quando em período de estiagem ou com a queimada programada. Evita-se assim queimadas descontroladas ou incêndios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES