Equipes da FMS utilizam drone para mapear focos de Aedes aegypti

O equipamento foi utilizado no Verde Lar (Santa Bárbara)

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em tempos de guerra contra o mosquito Aedes aegyrpti, todo e qualquer instrumento tecnológico que possa auxiliar as equipes de saúde nas rotinas de trabalho pode e deve ser utilizado. Assim, neste sábado (16), foi utilizado, de forma experimental, na Faxina dos Bairros um drone como aliado no combate ao mosquito. O equipamento foi utilizado no Verde Lar (Santa Bárbara), zona Leste da cidade.

Monitorado pelo piloto Tibúrcio Frota, o drone sobrevoou áreas de difícil acesso e mapeou residências com uma grande quantidade de material inservível que poderia se constituir em criadouro do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Após feita a imagem, imediatamente o agente de endemia foi vistoriar a residência e orientar o morador a colocar o material para ser recolhido pelas equipes de limpeza da Faxina.

Foram vistoriados com o drone também os imóveis desabitados em que os agentes tiveram dificuldade de contato visual para saber se no local havia criadouros do mosquito transmissor da doença. “O drone sobrevoou  a região e fotografou onde foi encontrado um potencial criadouro do mosquito da dengue. As imagens serão encaminhadas para a Gerência de Zoonoses para que assim sejam tomadas as medidas necessárias para eliminar os focos de doença”, disse Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde.

Ainda durante a ação no Verde Lar foi identificado uma sucata com várias irregularidades e lixo acumulado. O proprietário do terreno foi identificado e será notificado pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste na segunda-feira (18). “Nossos agentes fizeram a vistoria no local e identificaram acúmulo de lixo, material reciclado e várias outras situações que representam risco para a população. Hoje vamos recolher o que for possível recolher e a SDU irá notificar o proprietário para que sejam tomas as medidas necessárias para que esse local não represente perigo para a saúde dos moradores da região”, informou Oriana Bezerra.

A ação “Faxina nos Bairros” é uma parceria entre Fundação Municipal de Saúde (FMS), Superintendências de Desenvolvimento Urbano e com apoio das associações de moradores dos bairros. Durante a semana, a população recebe orientações para que recolham todo tipo de lixo inservível da sua casa, inclusive aqueles utensílios de grande porte que estejam jogados no quintal e que possam se transformar em criadouro de mosquito. No sábado, as equipes de limpeza se encarregam de recolher todo este material e dar o destino adequado, além de fornecer informações e orientações sobre o combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES