Equipes da Prefeitura avaliam estado nutricional de crianças de Teresina

De hoje (22) até o dia 09 de abril devem ser pesadas e medidas cerca de 30 mil crianças de zero a seis anos beneficiárias do Programa Bolsa Família

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De hoje (22) até o dia 09 de abril devem ser pesadas e medidas cerca de 30 mil crianças de zero a seis anos beneficiárias do Programa Bolsa Família em Teresina. A ação é uma exigência do programa e está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), que coordena o Bolsa Família na capital, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Inicialmente é feita a pesagem e a medida das crianças matriculadas em uma das 149 creches e Centro Municipais de Educação Infantil (CEMEIs). Segundo a nutricionista Luciana Maranhão, os dados são comparados com a tabela do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), que é um instrumento para obtenção de dados e de monitoramento do Estado Nutricional e do Consumo Alimentar das pessoas. ?A partir daí, de acordo com a idade e sexo, veremos se a criança está normal, abaixo do peso ou com obesidade?, afirma a nutricionista.

O gerente de Benefícios e Renda Mínima da SEMTCAS, Getúlio Maciel, acrescenta que caso o resultado da avaliação da condição nutricional da criança não seja satisfatório, uma equipe vai interferir junto à família no sentido de implementar ações com o objetivo de melhorar as condições alimentares dos beneficiários nesta faixa etária. ?No ano passado foram pesadas e medidas oito mil crianças, aqui em Teresina e tivemos um resultado positivo. Mais de 70% estavam dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS)?, completa o gerente.

A secretária da SEMTCAS, Graça Amorim, conta que essa ação segue um cronograma em que diversas equipes percorrerão as creches e centros de educação municipal tanto da zona urbana quanto rural. Segundo ela, neste primeiro dia foram pesadas e medidas cerca de 1.200 crianças. ?Aquelas com idade entre zero e seis anos e que não estão matriculadas serão pesadas e medidas pelos agentes de saúde da Fundação Municipal de Saúde?, diz a secretária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES