Era branca! Saiba porque a padroeira do Brasil passou por enegrecimento

A santa foi encontrada a cerca de 300 anos por pescadores no Rio Paraíba do Sul, interior de São Paulo, e chamou atenção por ter a cor negra

Era branca! Saiba porque a padroeira do Brasil passou por enegrecimento | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (12) é celebrado em todo o país, o dia de Nossa Senhora de Aparecida, Padroeira do Brasil. A santa foi encontrada há cerca de 300 anos por pescadores no Rio Paraíba do Sul, interior de São Paulo, e chamou atenção por ter a cor negra.

Um dos grandes mistérios que rondam a história da santa é o porquê da sua cor destoar das demais imagens sacras do País. Vale pontuar que na época o Brasil ainda passava por questões do período da escravidão, a existência de uma santa negra é um tanto quanto curiosa.

Não existem comprovações focais acerca desse fato, porém historiadores têm duas hipóteses para definir o porquê a Padroeira do Brasil é negra. O consenso principal é que a imagem se tratava de Nossa Senhora da Conceição, que é branca, mas passou por um processo de enegrecimento. 

Fuligem de velas

Tereza Pasin, historiadora e autora do livro ‘História de Nossa Senhora Aparecida’, destaca que uma hipótese para o tom escurecido da santa, são as velas que sempre cercaram a imagem. A imagem de nossa senhora da Conceição era muito comum no Brasil colônia, já que a mesma é padroeira de Portugal. 

“Ela ficava nos altares de fazendas e oratórios, cercada por velas, que foram escurecendo-a. A fuligem das velas é uma das principais hipóteses para deixar a cor negra. Ficava o tempo inteiro sem proteção, cercada por velas, que eram primitivas e tinham uma fumaça muito escura. Isso com certeza escureceu o tom.”, afirma.

Tempo Submersa

Outra hipótese é que o tempo que a santa passou submersa no rio onde foi encontrada, tenha ajudado no processo de mudança do tom claro para o mais escuro. É o que explica a historiadora, Rachel Abdala, o contato com a água fez com que toda a tinta fosse removida da peça.

“Não sabemos quanto tempo a imagem ficou no rio, mas é certo que foram anos. E todo esse tempo fez com que o contato direto com a água apagasse parte da tinta e a imagem voltasse à cor original do barro. A cor mais propriamente de canela foi muito aceita principalmente pelos povos negros, como os quilombos. Então ela nunca foi pintada e acabou mantida dessa maneira", pontua.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES