SEÇÕES

Erupção de vulcões pode criar tragédia global; entenda

Aproximadamente 600 vulcões estão ativos no mundo atualmente.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fenômeno natural é um mais fatais do mundo e não é preciso estar próximo de um para sentir os impactos que uma erupção de um vulcão pode causar. Muito mais do que a força das explosões e o fogo dos vulcões provocado pela lava, há ainda a liberação de gases tóxicos e o lançamento de cinzas a quilômetros de distância e altura, que pode culminar  a impactar o clima global.

"Explosões vulcânicas, mesmo de um vulcão só, podem causar mudanças climáticas. Podem fazer a temperatura da Terra baixar 1°C ou 2°C", explica Rosaly Lopes, gerente de Ciência Planetária da Nasa.

As mortes podem ser contadas aos milhões, uma vez que mudanças drásticas no clima provocam catástrofes naturais e fome. Questionada se os seres humanos sobreviveriam a isso, Rosaly lembrou de um dos episódios mais dramáticos já provocados pela erupção de um vulcão: "Já sobrevivemos. Quando o Tambora (Indonésia) teve a erupção de 1815 a temperatura média abaixou por volta de 1 grau."  No ano seguinte, conhecido como "o ano sem inverno", milhões morreram no Hemisfério Norte em função do frio extremo e da fome.

Mesmo sendo improvável, de acordo com a especialista da Nasa, se todos os vulcões entrassem em erupção ao mesmo tempo, causaria um desencadeamento e desequilíbrio climático extremo, fazendo com que a temperatura da média da Terra mudasse.

Os impactos são mais localizados. O biólogo André Costa recorda que as erupções atingem o entorno de onde o vulcão se encontra. "Daria problemas mais regionais. O Kilauea, por exemplo, hoje causa problemas no Havaí, o Krakatoa daria problema na Indonésia... É um negócio mais pontual, mas seria um problema gigantesco”comenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos