Escola Casa Meio Norte apresenta Projeto Fome Oculta

Apresentadores mirins contextualizaram as apresentações e encantaram o público.

| Ananda Soares
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta sexta-feira (13) um espetáculo do Projeto Fome Oculta foi apresentado na escola Municipal Casa Meio Norte, que  comporta 260 crianças. Pais, alunos e professores receberam de braços abertos o envolvimento de temáticas sobre patrimônio imaterial e material, preservação do meio ambiente, sustentabilidade, paz, africanidade e cultura indígena. O espetáculo de 50 minutos foi conduzido por cerimonialistas mirins, que encantando a grande plateia.

O projeto de alfabetização e incentivo à leitura, implementado inicialmente na Escola Casa Meio Norte, em Teresina, mudou o processo de aprendizagem no ensino público. Batizada de Projeto Borboleta, a iniciativa já chegou em várias escolas da rede municipal do Piauí, oferecendo uma escuta individualizada dos alunos e a abundância de livros para o ensino.

Essa parceria entre o Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC)  e a Prefeitura de Teresina é a escola localizada no bairro Verde Lar, é referência para a rede Municipal de Ensino. Os projetos desenvolvidos na escola vão além de ensinamentos cognitivos. 

Projeto leva a valorização de todas as culturas na escola. Foto: Ananda Soares

As atividades realizadas na sexta-feira foram a culminância do que foi trabalhado durante todo ano. A história dos negros e índios no Brasil foi contada por meio de apresentações ensaiadas, onde crianças mostraram o talento na atuação, dança e conhecimentos adquiridos.. O legado deixado este ano foi a riqueza do sangue brasileiro e a função que o povo carrega de combater o racismo e qualquer intolerância.

 Nas proposições da professora Sebastiana Tapeti, Fome Oculta traz uma reflexão de todas as nossas fomes. "O programa não traz só a necessidade da comida,  sobretudo das necessidade do contexto atual que nos remete a muitas necessidades, o projeto alfabetiza com respeito, humanidade e sobretudo envolvendo a arte e conhecimento", suscitou. 

Escola repleta de pais e alunos de olho napeça sobre a construção  evalorizaçãoda identidade brasileira. Foto: Ananda Soares 

.

Esse exemplo de educação é desenvolvido durante todo ano através de oficinas, leituras e dramatizações. Na produção, todos os aspectos da dimensão da educação integral da crianças são debatidos. A conscientização planetária, ecológica e ecopedagógica também foi  replicada na cidade de Oeiras, que saiu do IDEB de 5.4 para 7.1. Hoje, o modelo já se estende para vários escolas, como Jaicós-PI. 

"Está belíssima a culminância da Casa Meio Norte. Quando implantamos o projeto em nosso município mostrou que o nosso alunado do 1º ao 5º ano não era alfabetizado e hoje apenas com um ano de implantação do projeto já temos 98% das crianças totalmente alfabetizadas com a sistemática do projeto trabalhando com letramento e numeramento . Tem sido muito exitoso no sentido de termos uma nota bem satisfatória no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) ", afirma Sônia Reis, dirigente municipal do município de Jaicós-PI . 

"O projeto trata da fome que nós temos, de um país mais justo, de uma escola pública que ofereça a essas criança as oportunidades de enfrentamentos sociais, um país mais humano, democrático e  que se preocupe com elas. O Projeto Borboleta tem alfabetizado as crianças em nosso Estado", disse a diretora da Casa Meio Norte, Rutineia Lima.

Kleber Montezuma, secretário Municipal de Educação, destacou a importância da intituição para o Piauí “Aqui se trabalha também com  os sentimentos e  emoções das crianças. Se faz uma educação integral,  onde é desenvolvido todo tipo de aprendizado para que elas sejam seres humanos cada vez  melhores. Os resultados daqui são importantes, pois fornecem para nós as referências para trabalharmos. Eu tenho um carinho muito especial pelo trabalho da Casa Meio Norte”, disse.

A prefeitura de Teresina vai fazer um investimento importante na escola Casa Meio Norte. “Nós vamos ampliar o pátio para que alunos tenham mais área coberta protegendo-os do  sol e da chuva. Será um espaço a mais para  lazer e de recreação”, contou o secretário.

Além da ampliação, será construída outra escola no espaço próximo a Casa Meio Norte. Vamos erguer um prédio com 10 salas de aula com laboratórios e banheiros que  vão dar a oportunidade para que muitas outras crianças também possam estudar estudar em uma das melhores escolas do Brasil”, disse Montezuma.

Foto:Ananda Soares

Foto: Ananda Soares

Foto: Ananda Soares



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES