Escola cria programa para educar meninos sobre combate ao machismo

A escola oferece um curso online para pais e educadores.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um mundo onde as crianças aprendam desde cedo que meninas devem ser tratadas com todo respeito e direito sobre o próprio corpo, o que vestem, por onde andam e o que fazem sem que sejam ameaçadas ou violentadas parece, ao mesmo tempo, básico e essencial e uma grande utopia. No lugar, porém, de simplesmente se lamentar ou esperar, a Escola de Ser, um colégio privado sem fins lucrativos em Rio Verde, interior de Goiás, botou a mão na massa, criando o projeto Já Falou Para Seu Menino Hoje?.

No projeto, os responsáveis pela criação das crianças, como pais, mães, professores e professoras, são convidados para um debate, a fim de estimular a conversa sobre o combate à violência de gênero e o desrespeito de todo tipo, e repensar as metodologias utilizadas para se combater a cultura do estupro.

A Escola de Ser se baseia em um método democrático de ensino, no qual os alunos participam de todas as etapas de funcionamento da escola, da seleção dos temas das aulas (através de assembleias) até a limpeza e os cuidados com o equipamento escolar. A Escola, no coração do Brasil, já recebeu 12 prêmios acadêmicos, e o título de pioneira pela UNICEF.

A fala do colégio é também sua prática, e a Escola de Ser já serviu de abrigo para mulheres violentadas pelos seus maridos e crianças em situações preventivas ou sob ameaça. As mudanças na realidade ao redor da escola a partir do projeto são, portanto, palpáveis, indo de mães que aprenderam com as filhas que poderiam denunciar violências e abusos sofridos, até professores afastados por comportamento abusivo.

A escola oferece um curso online para pais e educadores sobre prevenção à violência sexual, a fim de que todo conhecimento seja acessível e funcional. O futuro que queremos será de fato construído por essas crianças, para as quais a normalidade não pode ser a violência e a desigualdade; é preciso construir uma nova normalidade, em que a violência e os abusos contra a mulher não passem de um sombrio e distante traço do passado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES