Escolas de Teresina recebem ações de saúde durante toda esta semana

Levar saúde para a escola. Essa é a intenção dos Ministérios da Educação e da Saúde

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante toda esta semana, equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e comunidade escolar em ações de prevenção da obesidade e saúde ocular estão realizando ações voltadas à saúde em escolas da Rede Estadual de Ensino e de várias redes municipais do Piauí.

A Semana da Saúde na Escola 2013, como é denominada a ação, tem atenção maior à obesidade. Até a sexta-feira (15), médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde vão até as escolas e estão realizando exames de avaliação do índice de massa corporal das crianças, que farão também exames oftalmológicos. Além disso, elas podem fazer exercícios com educadores físicos e receber dicas de alimentação saudável.

Para a diretora do Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral (CEFTI) Pequena Rubim, Francisca Viana, essa ação é fundamental para as crianças. ?A escola atende hoje a cerca de 406 alunos, numa faixa etária entre 7 e 14 anos. Muitos deles têm o acompanhamento da família, no que se refere à saúde, mas outros não têm atenção nenhuma, são carentes e precisam desse tipo de atendimento?, coloca.

A escola é uma das 30 unidades estaduais que receberão as ações da Semana Saúde na Escola. O início da atividade se deu com a divulgação do trabalho junto aos pais. Na manhã de ontem (12), os médicos do Programa Saúde da Família (PSF) estiveram na escola e entregaram todo material a ser usado durante a semana. ?Os pais vão fazer o diagnóstico nos filhos, por meio dos folhetos do PSF. Essa é uma preparação antes do início do tratamento?, coloca a diretora ao frisar que no dia 18 os profissionais devem recolher o material para dar início ao tratamento mais intenso.

?Depois do material recolhido, no dia 22, eles começam o tratamento, que inclui também a entrega de medicamentos. Além disso, os profissionais vão medir, pesar, fazer teste da visão e colher o sangue dos alunos?, acrescenta.

A pequena Micaele Maia, que está no 3º ano do Ensino Fundamental, conta que esse atendimento será importante para sua saúde. ?Já me preocupo com minha saúde. Como frutas e verduras todos os dias. Minha mãe sempre me diz que elas são boas para que eu cresça forte?, conta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES