Escolas em tempo integral serão prioridade em 2013, declara Átila Lira

Átila Lira, fala das metas para a área em 2013 e como fazer o Estado se destacar ainda mais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário estadual de Educação, Atila Lira, informou que o governador Wilson Martins (PSB) vai comprar 180 ônibus escolares e a prioridade no ano de 2013 é a ampliação das escolas em tempo integral, que é apontada como essencial para aumentar a qualidade da educação no Piauí. Os ônibus serão comprados porque o transporte escolar no interior do Piauí é muito precário e terceirizado.

?Esse é um problemão que nós enfrentamos, o do trasporte escolar. O governador Wilson Martins vai adquirir para o Governo do Piauí 180 ônibus em 2013, melhorar a frota.

Esse número vai ajudar porque nós temos poucos transportes e dependemos de ônibus de terceiros. A nossa ideia é criar uma frota municipal em todo o Piauí. A Educação está progredindo?, declarou Átila Lira.

O secretário falou ao Jornal Meio Norte sobre mais projetos para melhorar a Educação e fazer o Estado se destacar ainda mais nessa área. Confira a entrevista:

Meio Norte - Como o Piauí está conseguindo destaque nacional em educação por estar fazendo muito com pouco recursos?

Átila Lira - O que a gente está dando ênfase são duas coisas na escola: a gestão e o tempo integral. A escola que tem uma boa direção, uma relação com a comunidade e, portanto, bem dirigida, e trabalha com regime de tempo integral e ampliação de jornada, tende a ter melhores resultados. Nessa ideia é que nós estamos trabalhando agora com a Escola de Cocal dos Alves e outras boas escolas do Estado, para que elas repliquem esse modelo para outras escolas. A Escola de Cocal dos Alves vai dar assistência técnica a dez municípios em torno daquela cidade.

Meio Norte - Com qual orçamento a Secretaria Estadual de Educação está trabalhando para qualificar a educação no Piauí?

Átila Lira - São 850 escolas que, considerando os gastos com pessoal e outros, custam R$ 950 milhões por ano. O gasto per capita por aluno é de R$ 2 mil, complementados pelo Governo Federal. São 310 mil alunos matriculados na rede estadual de educação pública.

Meio Norte - Que tipo de educação funciona no Piauí?

Átila Lira - A escola que dá certo é a escola de tempo integral porque amplia a jornada e o aluno tem atividades regulares fora as aulas. São atividades complementares como os esportes e artes. Isso tudo ajuda o aluno a se tornar mais interessado na escola.

Meio Norte - Quais as habilidades que o aluno deve ter?

Átila Lira - É o instrumental da vida. Ele aprendendo a ler, contar e interpretar um texto, ele está preparado para trabalhar, para viver melhor.

Meio Norte - O que deve fazer a escola para que o aluno consiga isso?

Átila Lira - É o desafio da educação. É justamente preparar o aluno para ter essas habilidades.

Meio Norte - Das experiências nas escolas do Piauí que o senhor conhece, o que destaca?

Átila Lira - Eu destaco como mais importante a boa direção da escola.

Meio Norte - De que forma essa escolas ajudam na qualidade do ensino e seus alunos?

Átila Lira - Pela organização. A escola que tem uma boa gestão tem professores com cumprimento de horários, tem uma biblioteca que funciona e se tiver o tempo integral é melhor ainda.

Meio Norte - A boa escola no Piauí é que vive da rotina?

Átila Lira - Uma escola organizada, que estabelece uma rotina, é parametrizada e caminha para um bom resultado porque tem pedagogia, tem metodologia.

Meio Norte - Qual o papel do planejamento nas escolas?

Átila Lira - São duas variáveis importantes porque é uma variável do que você vai fazer e a qualificação do professor, que é permanente, é uma necessidade. Uma das correlações dos bons resultados está com a formação do professor e com sua continuidade dos estudos.

Meio Norte - Como está o Piauí nessa questão?

Átila Lira - O Piauí está caminhando, tem todo um plano de metas e está avançando nas avaliações.

Meio Norte - O Piauí tem passado de quanto para quanto no Ideb (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico)?

Átila Lira - O Ideb do Piauí se antecipou . O que era para 2011, ele já tem a média de 2015. Este ano é o ano da avaliação e acredito que a gente vá ampliar e antecipar ainda mais a meta.

Meio Norte - Que tipo de ensinamento o Piauí tem da prova internacional de avaliação, a Pisa?

Átila Lira - A Pisa só faz avaliação de português e matemática. É isso que as avaliações brasileiras estão seguindo.

Meio Norte - O que está sendo feito para não deixar alunos para trás?

Átila Lira - Com a formação de turmas de aceleração para corrigir o fluxo. Ou seja, esses alunos que ficaram para trás você trabalha para que recuperem o tempo perdido.

Meio Norte - Andando no interior é possível encontrar estudantes em transportes precários e perigosos. O que pode ser feito?

Átila Lira - Esse é um problemão que nós enfrentamos, o do transporte escolar. O governador Wilson Martins vai adquirir para o Governo do Piauí 180 ônibus em 2013, melhorar a frota. Teremos uma frota municipal em todo o Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES