Escolas integrais estão em crescimento no Piauí

Foram criadas no ano passado

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Educação (MEC) fez uma pesquisa relacionada a educação integral no Brasil. O resultado foi que enquanto 37% das redes da Região Sudeste que responderam à pesquisa já ampliaram a jornada escolar, o número foi de apenas 3% no Norte do país. Mesmo com números significativos de municípios que responderam ao questionário da pesquisa, Pará, Acre, Rondônia e Roraima não relataram a implantação da experiência.

No Piauí a experiência este ano passa a funcionar em 18 escolas da rede estadual de ensino. ?Já divulgamos a seleção para os diretores assim como os resultados para a seleção dos alunos que vão participar do 1o ano do ensino médio no Liceu Piauiense e na Unidade Escolar João Henrique?, explicou Rosâgela Carvalho, gerente de projetos especiais de tempo integral. No Piauí a idéia foi implantada em 2009. Na pesquisa do MEC das 500 redes públicas que responderam ao questionário e confirmaram a oferta da Educação integral, 39% realizam a experiência a menos de um ano.

?Neste ano estamos com 18 escolas de tempo integral. Foram 14 em 2009 e mais 4 este ano divididas em 6 de ensino fundamental, 5 de ensino profissional e 7 de ensino médio?, relatou Rosângela Carvalho. Na seleção realizada foram escolhidos estudantes para as 200 vagas do Liceu Piauiense, e 80 para a Unidade escolar João Henrique, as duas para o 1o ano. Ainda foi feita seleção para a Unidade Escolar Dirceu Mendes Arcoverde, no ensino profissional.

Segundo Rosângela Carvalho a implantação das escolas está acontecendo através de conversas com a comunidade. ?A cada ano estamos fazendo a avaliação para a implantação das novas escolas e tomando decisões de acordo com a comunidade escolar que tem dado todo o apoio?, relatou a gerente acrescentando que no começo os pais temem pelo novo modelo, mas que posteriormente reconhecem as vantagens e até comemoram avanços como aprovações no vestibular.

Como exemplos do sucesso, a gerente cita um dos aprovados no último vestibular da Uespi. ?O 1o lugar de engenharia elétrica é de Oeiras e passou por uma das nossas escolas de tempo integral?, ressaltou. Para Rosângela os resultados são fruto da própria estratégia desenvolvida nas escolas de tempo integral. ?A proposta é consolidar o modelo com o aluno focado e diversificado em atividades multidisciplinares e os profissionais estão muito próximos?, comentou. (C.R.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES