Escolas municipais de Timon são destaque em Programa do MEC

O resultado colocou Timon como a cidade do MA com destaque.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cultura, aliada à educação, faz parte da rotina dos alunos das escolas municipais de Timon (MA). Isso é confirmado através da aprovação de 27 projetos no Programa Mais Cultura nas Escolas do Ministério da Educação (MEC).

O resultado colocou Timon como a cidade do Maranhão que teve mais projetos aprovados, tendo como destaque a U.E. Luís Miguel Budaruiche. Agora, a escola é um modelo em todo país.

O reconhecimento dos trabalhos realizados pela escola foi agraciado pela presença da coordenadora geral do Mais Cultura, Cris Abramo. Segundo a coordenadora, a escola foi capaz de atender todos os requisitos exigidos pelo programa.

“Por isso, ela se destacou pela qualidade, pela pesquisa em Identidade Cultural e envolvimento escola, alunos e comunidade”, diz.

A coordenação de qualquer projeto é um dos pontos-chave para o sucesso.

Dessa forma, a Escola Luís Miguel conta com a artista Carla Senna, coordenadora do projeto. Ela destaca os principais trabalhos realizados.

“Desenvolvemos atividades de teatro, literatura de cordel, pesquisa de identidade cultural, artesanato e fotografia. As pesquisas desenvolvem os pais e a comunidade, e são voltadas para a história e as manifestações culturais de Timon”, conta.

Com isso, de acordo com a secretária de Educação de Timon, Dinair Veloso, o resultado é graças ao trabalho realizado por todas as partes envolvidas. “As coordenações e os gestores são responsáveis por fazer um projeto que deve conter um diagnóstico, para, assim, ser aprovado.

A secretaria ajuda em toda parte técnica, por isso tivemos um grande número de projetos aprovados”, afirma, Dessa forma, o Mais Cultura vai além das fronteiras aluno x professor. “Ele é capaz de envolver toda comunidade escolar e família, uma vez que fomenta a questão cultural nas escolas.

Além disso, é uma forma de incentivar novos talentos”, destaca a secretária.

Além da Escola Luís Miguel Budaruiche, que foi considerada como uma escola exemplar e passa a ser referência no Mais Cultura nas Escolas, outras cinco escolas receberam a visita da coordenadora, Cris Abramo. Foram elas: U. E.

Orgmar Monteiro, U. E. Ney Rodrigues de Vasconcelos, E. C. São Benedito, Colégio Nossa Senhora das Dores e Projeto Alvorada da Educação.

RECURSOS - O Programa Mais Cultura nas Escolas tem como resultado o envio de recursos financeiros para escolas aprovadas.

Eles devem ser investidos na contratação de serviços culturais relacionados às atividades artísticas e pedagógicas. Com isso, o objetivo será dialogar as iniciativas culturais com a educação formal. O programa é promovido pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC), junto com a Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES