Escritor lança novo livro “Você vai ganhar um irmãozinho”

O livro promete tocar corações ao abordar as emoções enfrentados pelo irmão mais velho diante da chegada de um novo membro à família

Escritor lança novo livro "Você vai ganhar um irmãozinho" | Raillander
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O escritor Francisco Neto Pereira Pinto, natural de Araguaína, tem o prazer de anunciar o lançamento de seu mais novo livro infantil, intitulado Você vai ganhar um irmãozinho. Publicado pela editora Mercado de Letras, o livro promete tocar corações ao abordar a sensível temática dos sentimentos e emoções enfrentados pelo irmão mais velho diante da chegada de um novo membro à família.

A obra será apresentada ao público em dois eventos especiais neste mês de março de 2024. O primeiro, uma live de lançamento, acontecerá no dia 12 de março, às 20h30, e será transmitida pelo canal do Instagram do autor @francisconetopereirapinto. O segundo evento será presencial, no dia 22 de março, às 9h, no auditório da reitoria da Universidade Federal do Norte do Tocantins, prometendo uma manhã de imersão literária e troca de experiências.

O autor conta que a ideia desse livro surgiu quando sua esposa ficou grávida do segundo filho e eles ficaram se perguntando: como contar para o Theo, seu primeiro filho, e como ajudá-lo a lidar com a chegada de um novo irmãozinho? Pesquisaram na internet sobre livros infantis que abordavam o conflito envolvido que o irmão mais velho vivencia e não encontraram.

Então Francisco Neto resolveu escrever essa história para contar ao seu filho e também para ajudar outros pais e outras crianças a lidar com esse tipo de experiência de maneira saudável. Além da história, há um breve artigo de uma especialista em saúde mental infantil que explica de maneira simples, do ponto de vista científico, qual o impacto emocional da chegada de uma nova criança para o irmão mais velho.

Para a Dra Dorothee Rudiguer, Psicanalista em São Paulo, SP, “ganhar uma irmã, ganhar um irmão, é algo difícil de se lidar. Não há palavras suficientes para dar conta dos sentimentos”. Ela ainda acrescenta: “a presença do irmão, seja na barriga da mãe, seja já nascido, provoca sentimentos paradoxais, difíceis de reconciliar. Há, por exemplo, a perspectiva de que esse novo ser humano cresça e possa se tornar um parceiro para as brincadeiras, às vezes um confidente, um companheiro na resistência contra a educação dos pais ... Com os irmãos aprendemos em casa a difícil tarefa do amor, como diz Sigmund Freud”.

Na história, os pais de Téo contam para ele que a mamãe tem um presente dentro da barriga, e que logo ele vai ganhar uma irmãzinha ou irmãozinho. Os pais estão muito felizes, e ele percebe que também deveria estar feliz. Embora esteja alegre, também está preocupado, porque terá de dividir toda atenção que era somente dele. Daí a avó percebe que ele está ansioso, e então resolve contar uma história para ajudá-lo a compreender o que está acontecendo. Os dois dão boas gargalhadas e depois ele vai brincar com seu bichinho de pelúcia.

Esse livro preenche uma lacuna que existia do ponto de vista da literatura infantil, e é recomendado para todas as pessoas que cuidam de crianças, não somente para os pais. Foi belamente ilustrado por Fabiana Correia, artista de Gurupi, TO, que também ilustrou O Gato Dom, o primeiro livro infantil de Francisco Neto. Você vai ganhar um irmãozinho já está disponível na Amazon e em outras grandes livrarias online, como Submarino, Magazine Luiza e Americanas. Perfil do autor na Amazon: https://www.amazon.com.br/stores/author/B0C8JT152H/about

Sobre o autor

Francisco Neto Pereira Pinto tem 41 anos e é esposo da Ana Paula e pai de quatro filhos: dois humanos, o Théo e o Ravi, e dois quatro patas: o Dom - já falecido, e a Calíope. Psicanalista, professor universitário -graduação e doutorado e escritor. Doutor em Letras. É autor de vários livros, dentre eles cinco literários. Hoje seu maior sonho é poder equilibrar melhor como gasta seu tempo entre trabalho e família - desejando participar mais ativamente da criação dos filhos, ajudando-os a se tornarem pessoas boas consigo mesmas e com os outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES