Escritora Zélia Gattai será velada durante todo o dia em Salvador

O corpo vai ser cremado e as cinzas serão espalhadas pela antiga Casa do Rio Vermelho

Escritora Zélia Gattai será velada durante todo o dia em Salvador | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O corpo da escritora Z?lia Gattai, que morreu ?s 16h30 do s?bado (17), v?tima de parada cardio-respirat?ria, ser? cremado ?s 16h30 no Cemit?rio Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador. O vel?rio ocorre durante a manh? e a tarde deste domingo.

Segundo o filho Jo?o Jorge Amado, o corpo da m?e vai ser cremado e as cinzas ser?o espalhadas pela antiga Casa do Rio Vermelho, como foi feito tamb?m com o escritor Jorge Amado.

Logo ap?s a morte de Z?lia, os filhos deram declara?es para a imprensa. Paloma Amado, a filha mais nova, falou emocionada sobre a morte da m?e: ?O que nos consola mais ? que ela n?o est? sofrendo mais, e ela estava sofrendo muito no ?ltimo m?s?.

Ela citou, ainda, a presen?a do pai ao dizer que tinha certeza ?que ele est? ali, de m?os dadas com ela, e ela est? indo no vestido que ele mais gostava que ela usasse?.

Paloma declarou que contou ? m?e sobre o t?tulo de Doutor Honoris Causa que a escritora recebeu do reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar Almeida Filho; segundo a filha, Z?lia ficou muito feliz com a not?cia.

?Ela achou aquilo inacredit?vel, uma doutora na Bahia, que nem o papai! ? espantoso, porque ela s? fez o curso prim?rio e ? uma doutora?, disse.

Interna?es

A confirma??o da morte de Z?lia foi feita na tarde deste s?bado (17) pela assessoria de imprensa do Hospital Bahia, onde a autora de 14 livros estava internada havia 31 dias.

Segundo boletins m?dicos, o quadro evoluiu com gravidade na noite de sexta-feira. Z?lia, que havia se submetido a uma laparotomia para desobstru??o intestinal n?o estava respondendo ao tratamento para insufici?ncia renal.

De acordo com o filho da escritora, Jo?o Jorge Amado, a escritora temia a opera??o. "Ainda antes de passar pela cirurgia, ela chegou a dizer que estava com medo, o medo da morte que ? natural."

S? neste ano a vi?va do escritor Jorge Amado havia passado por cinco interna?es. Na manh? deste s?bado (17), os m?dicos informaram que o quadro de choque circulat?rio era irrevers?vel, ou seja, o cora??o e os vasos j? n?o eram capazes de irrigar todos os tecidos com a quantidade adequada de oxig?nio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES