Espanha e Portugal se preparam para a chegada do furacão Leslie

o mais poderoso a atingir a região desde 1942

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O furacão Leslie deve atingir a Península Ibérica, onde estão Espanha e Portugal, na noite deste sábado (13) – o mais poderoso a atingir a região desde 1942, segundo autoridades locais. A tempestade carrega fortes ventos e chuvas dias depois de enchentes mortais na ilha espanhola de Mallorca.

O furacão deve chegar às proximidades da capital portuguesa, Lisboa, antes de se locomover pela península, com ventos de até 100 km/h, disse o serviço estatal de clima da Espanha. Há, porém, a possibilidade de os ventos ultrapassarem a máxima histórica de 190km/h. Antes, Leslie passou pela ilha da Madeira, no Atlântico.

Em Portugal, 13 dos 18 distritos estão em alerta vermelho, o mais intenso da escala. Por isso, as autoridades pediram que a população se afastasse das zonas costeiras e que evitasse sair de casas.

Na Espanha, os serviços de emergência alertaram para a possibilidade de enchentes instantâneas e pediram para que os motoristas fiquem vigilantes em casos de fortes ventos. Tempestades separadas no norte e no leste da Espanha significam que fortes chuvas são esperadas ao redor de boa parte do país no domingo.

Depressão pós-tropical

Ainda um furacão categoria 1, Leslie deve enfraquecer levemente à medida que se move para o leste neste sábado, disse o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). Há a expectativa de que a tempestade passe a ser classificada como depressão pós-tropical já ao atingir a costa europeia. Até segunda-feira, Leslie deve se dissipar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES