Especialista orienta como prevenir o aparecimento e ataque de potós

As lesões provocadas pelo potó causam ardor, coceira e são bastante incômodas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista ao programa Notícias da Boa, da TV Rádio Jornal MN, o entomologista Jean Paz, falou sobre potós-pimenta, que tem no lugar do sangue uma substância chamada a pederina, capaz de provocar sérias lesões na pele, que pode chegar, inclusive, a queimaduras de segunda grau, caracterizada pela presença de bactérias no local. O especialista  orientou como prevenir o aparecimento e o ataque dos potós.

Foto: Reprodução/Cinthia LagesA ação do potó ocorre quando ele se sente ameaçado, liberando uma substância tóxica e irritante, que forma uma dermatite de contato, quando a pessoa começa a coçar o local, por isso é recomedado lavar bastante o local atingido pela toxina do inseto. As lesões provocadas pelo potó causam ardor, coceira e são bastante incômodas. Na maioria das vezes atingem as áreas aquecidas do corpo humano, como as dobras do pescoço, braços e pernas.

“Tem como prevenir, mas acabar com o potó é praticamente impossível, são 400 bilhões de anos de adaptação ao nosso ecossistema. Existe uma teoria de que a quinta praga ocorrida no Egito, teria sido uma infestação de potó”, declarou.

O especialista em biologia dos insetos e seus aspectos, afirmou que o pote é atraído para as casas, principalmente, pelo lixo orgânico. “Uma das medidas básicas para o aparecimento dos potós nos domicílios  seria retirar esse lixo de dentro de casa, porque esse acaba sendo o foco. Plantas com matéria orgânica também atrai muito o potó e outras medidas referentes a limpeza também pode evitar o aparecimento de potós, como tomar banho antes de dormir já que o suor também pode atrai-los”, orientou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES