Especialista ressalta os desafios e oportunidades no uso da IA na educação

Incrementos de metodologias e ampliação do ensino são vantagens apontadas; falsa sensação de aprendizagem e comodismo são desafios na era digital

Especialista ressalta os desafios e oportunidades no uso da IA na educação | Imagem de pch.vector no Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo pesquisa “Global Views On A.I. 2023”, 51% dos brasileiros se mostram reticentes com a Inteligência Artificial (IA). Em contrapartida, 66% dos mil brasileiros entrevistados estão animados com o uso da tecnologia. Na atualidade, a IA é utilizada de formas significativas em diversas esferas da vida das pessoas, como saúde, finanças, transportes, entre outras. Na área da educação não é diferente, pois há alguns benefícios, como a personalização da aprendizagem, a identificação de padrões de comportamento dos alunos, a automatização de tarefas administrativas e a melhoria do feedback. Porém, especialistas também alertam que essa tecnologia ainda está em evolução e apresenta seus desafios nas experiências cotidianas, sobretudo diante de um mundo cada vez mais imediatista.

O cenário da IA no universo da educação se mostra promissor ao oferecer amplas oportunidades para a aplicação de sistemas inteligentes que deverão continuar a transformar todos os aspectos da sociedade. De acordo com o professor e especialista na área de gestão educacional, Luno Gomes, no campo do ensino ela “também pode criar mais e melhores materiais didáticos, liberando os professores para se concentrarem no ensino personalizado em sala de aula. O desenvolvimento contínuo de sistemas de IA promete manter e melhorar estas aplicações ao longo do tempo, com potencial para melhorar significativamente a qualidade da educação e aumentar o envolvimento dos alunos”.

Segundo o professor Luno é correto afirmar que a IA pode gerar a falsa sensação de aprendizagem aos alunos quando não aplicam as estratégias adequadas. Isso porque apropriar-se socialmente das tecnologias direcionadas à educação exige consciência e boa execução de suas funcionalidades de modo a contribuir com o avanço do ensino e não o contrário. O desafio se apresenta “quando as ferramentas alimentadas por IA são usadas como substitutas dos professores ou quando os alunos confiam exclusivamente nos resultados fornecidos por elas sem questioná-los ou verificar sua precisão”, explica.

Docente aponta que desafios enfrentados no uso da tecnologia precisam de atenção    

O alerta do professor e especialista na área diz respeito ao possível hábito que alunos podem desenvolver quando associam o estudo única e exclusivamente aos resultados das inteligências artificiais, como o ChatGPT, por exemplo. Luno Gomes reforça sua ideia ao salientar que “as IAs são ferramentas que auxiliam na aprendizagem. A falsa sensação de aprendizado surge quando os alunos se concentram apenas em obter resultados positivos em testes sem realmente compreender profundamente o material”.

Associar o estudo às tecnologias disponíveis é uma realidade e traz benefícios para facilitar o modelo ensino-aprendizagem, estimular o alunado e cria cenários em que os esforços educacionais possam ser ampliados. Contudo, a recomendação é que haja consciência no uso das mesmas de maneira saudável e responsável por parte dos alunos, assim como durante a aplicação pelos docentes. É preciso visualizar essas potências tecnológicas como possibilidades para a educação, mas quando instrumentalizadas de forma segura e eficaz.

Confira dicas do especialista de plataformas que propiciam aprendizagem

Atualmente, existem diversas ferramentas e plataformas educacionais de sucesso que se beneficiam da inteligência artificial, juntamente com a geração de imagens. Alguns exemplos populares incluem:

Duolingo: este aplicativo de aprendizado de idiomas utiliza IA para personalizar as lições de acordo com as necessidades de cada usuário e, também, incorpora geradores de imagens para enriquecer o conteúdo do aprendizado.

ALEKS: uma plataforma de aprendizado de matemática que emprega IA para oferecer avaliações adaptativas e planos de aprendizado personalizados, juntamente com a capacidade de gerar gráficos e ilustrações para aprimorar o material de aprendizado.

Coursera: esta plataforma usa IA para recomendar cursos aos alunos com base em seus interesses e histórico de aprendizado anterior. Além disso, a geração de imagens é frequentemente usada para fornecer recursos visuais atraentes em cursos online.

O DALL-E 2: é uma ferramenta alimentada por IA que pode gerar imagens a partir de descrições em linguagem natural.

O Slidesgo:  é um criador e editor de apresentações online gratuito com uma seleção variada de modelos pré-fabricados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES