Especialistas dão dicas para se recuperar depois de exagerar na bebida

Entenda também por que a ressaca acontece e como evitá-la

É importante manter uma alimentação mais leve no dia seguinte | Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando exageramos no consumo de bebidas alcoólicas, o organismo tende a manifestar uma série de sintomas, como enjoo, mal estar generalizado e dores no corpo. É a tão temida ressaca. Mas você sabe por que ela acontece?

Patrícia Costa, clínica médica, explica: "o fígado só consegue metabolizar uma quantidade máxima de álcool, então, quando ele é consumido em excesso, ocorre o acúmulo de substâncias tóxicas no organismo, como o acetaldeído. Por isso, a ressaca nada mais é do que uma intoxicação aguda do corpo". Segundo a especialista, os sintomas duram, em média, de seis a oito horas, mas podem permanecer até 24 horas após a bebedeira.

"Depois da ingestão, você pode sentir dor de cabeça, dor nos olhos, enjoo, mal estar, além de dores no corpo e no estômago, porque o álcool causa irritação na mucosa estomacal. Isso sem contar os sinais de desidratação, falta de apetite, tremores, suor e muito sono", pontua a médica. Conforme Patrícia, alguns fatores influenciam na ressaca, como a quantidade, o tipo de bebida e até a genética e o sexo do indivíduo. "Normalmente as mulheres metabolizam menos o álcool do que os homens", justifica.

FreepikMas o que fazer para evitar a ressaca? "Em primeiro lugar, beber menos. Mas, se for beber, é importante comer antes para estar com o estômago cheio. Além disso, é fundamental tomar muita água. Para cada dose de destilado ou cada copo de chopp, deve-se tomar um copo de suco ou água para evitar a desidratação. Também é indicado continuar comendo algum alimento junto com a ingestão da bebida", orienta a especialista. "Isso ajuda a melhorar os efeitos do álcool no dia seguinte", conclui.

Alimentos para se recuperar da ressaca

Se você exagerou na bebida, é importante manter uma alimentação mais leve no dia seguinte, como explica Camila de Moura e Lima, professora de nutrição do Ceub. "O ideal é se alimentar com alimentos de fácil digestão como frutas, verduras e carnes leves, preparadas com pouca gordura. E sempre beber muita água", sugere.

"Além disso, para facilitar o processo de recuperação, você pode comer alimentos como ovos e abacate, que são ricos em proteínas e gorduras de fácil digestão, além de possuírem substâncias que auxiliam na recuperação do organismo, fornecendo energia para ajudar o corpo na desintoxicação", acrescenta. Outra dica da especialista é consumir sopas e sucos de frutas naturais, pois eles ajudam no processo de hidratação, além de fornecerem nutrientes que ajudam na reposição de potássio, sódio e magnésio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES