'Esperança' é eleita a palavra do ano de 2022 pelos brasileiros

'Decepção' e 'dificuldade' ficaram empatadas na segunda posição nas preferências dos entrevistados

'Esperança' é eleita a palavra do ano de 2022 pelos brasileiros | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Esperança” foi eleita a palavra do ano de 2022 por brasileiros ouvidos por uma pesquisa da consultoria Cause e do Instituto de Pesquisa Ideia — 7% dos entrevistados escolheram a palavra.

“Decepção” e “dificuldade” ficaram empatadas com 4% cada na segunda posição nas preferências dos entrevistados. Na edição de 2021, a palavra escolhida foi “vacina”, ano marcado pelo avanço da vacinação contra a Covid-19. 

“A vitória da palavra ‘esperança’ aconteceu de maneira apertada, e isso ajuda a explicar a visão do brasileiro em relação ao ano que se encerra. A segunda colocada, ‘decepção’, termina de compor a foto desse período polarizado da história do Brasil. É incontestável: a divisão política chegou até na escolha da Palavra do Ano”, comenta Leandro Machado, Sócio da Cause. 

Painel com grafite "Esperança" faz parte do projeto "Adote um Muro", em parceria com a PBH — Foto: Reprodução/redes sociais 

Entenda a pesquisa

Um grupo de especialistas selecionou oito palavras que melhor definiriam o ano de 2022. Paralelamente, uma pesquisa ouviu 1.200 entrevistados, por telefone, em todas as regiões do Brasil, entre os dias 04 e 09 de novembro. A margem de erro é de até 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Ao final, os organizadores fizeram um match entre as mais citadas pelos especialistas e pelo público para escolher a palavra do ano de 2022.

Outras palavras foram citadas e compõem a lista de finalistas em 2022: confusão, superação, polarização, democracia, alívio, divisão, Amazônia e complexidade.

“A escolha da palavra 'esperança' representa a confiança que o brasileiro recupera depois de dois anos de perdas significativas pela pandemia e após vivenciar uma eleição muito polarizada, mas também indica o ato de simplesmente esperar alguma coisa diferente no que está por vir", explica Cila Schulman, Vice-Presidente do Instituto de Pesquisa Ideia.

Para Cila Schulman, a escolha dialoga com 2018, quando, logo após a eleição presidencial, a palavra eleita foi "mudança". "Uma palavra que podia significar algo negativo ou positivo, a depender da mudança que viesse a ocorrer. A palavra Esperança é ainda uma evolução das escolhas negativas dos dois anos que passaram, Dificuldades (2019) e Luto (2020). Ou seja, depois de anos de vacas magras, o brasileiro renova a sua fé para ir para a frente, apesar das angústias e dos riscos que a vida oferece”, comenta.

Anos anteriores

  • As palavras “Luto”, “Dificuldades” e “mudanças” foram escolhidas pelos entrevistados.
  • 2021 – Vacina
  • 2020 – Luto
  • 2019 – Dificuldades
  • 2018 – Mudança
  • 2017 – Corrupção



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES