Esperantina receberá recursos para investir em saúde prisional

O município conta, hoje, com uma unidade prisional.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde aprovou a adesão do município de Esperantina à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Portaria nº 277, que trata da aprovação da adesão, foi publicada no último dia 27 de janeiro. Com a aprovação, Esperantina receberá recursos destinados à habilitação de Equipes de Saúde no Sistema Prisional.

O município conta, hoje, com uma unidade prisional, a Penitenciária Regional Luís Gonzaga Rebelo. Além de Esperantina, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Altos, Floriano, Picos e Oeiras também receberão recursos do Ministério da Saúde.

De acordo com a diretora de Humanização e Reintegração Social da Secretaria de Justiça, Agatha Knitter, a adesão dos municípios à PNAISP representa um avanço na garantia à saúde nos estabelecimentos penais e na humanização do sistema prisional.

“É de fundamental importância que o Estado assegure à pessoa privada de liberdade as condições adequadas para a efetiva ressocialização. A atenção à saúde do preso é, sem dúvida, um dos pontos centrais dessa política de gestão”, pontua Knitter.

O secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira, ressalta que a saúde da pessoa privada de liberdade nos presídios é um dos principais eixos de atuação do Governo do Estado, visando à consolidação do Plano de Modernização do Sistema Prisional do Piauí.

“Nossa meta é universalizar a saúde no sistema penitenciário do Piauí, com a adesão de Teresina e a aprovação dos recursos para Parnaíba, que já aderiu à PNAISP. Saúde é direito básico e indispensável a todos e é política de Estado garantir esse acesso à pessoa presa”, assinala.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES