Esquadrilha da Fumaça encanta os céus de Teresina após 12 anos; vídeos!

Diversos vídeos e fotos de momentos da apresentação em alusão aos 170 anos da capital do Piauí repercutiram nas redes sociais.

yo | y
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), retornou aos céus de Teresina após 12 anos e realizou uma mega apresentação na tarde desta sexta-feira (26), que foi acompanhada por diversos pontos da cidade, mas com concentração na arena do Teresina Shopping, na zona Leste de Teresina. O público foi estimado em 5 mil pessoas.

O momento ainda contou com uma narração feita pelo grupo especializado da Força Aérea, através de um trio elétrico, explicando e comentando sobre as aeronaves, do modelo A-29 Super Tucano, e manobras. Diversos vídeos e fotos de momentos da apresentação em alusão aos 170 anos da capital do Piauí repercutiram nas redes sociais.

Assista!

A Esquadrilha da Fumaça é responsável por divulgar o trabalho da Força Aérea Brasileira, representando todo o efetivo composto por aproximadamente 70 mil homens e mulheres. A base dos aviões fica em Pirassununga, interior de São Paulo, área de preparação e formação oficial de pilotos. 

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, falou da expectativa e de proporcionar esse momento para a cidade. "É uma honra poder proporcionar esse momento para a cidade. Atendendo a um pedido do público,  que hoje teve o privilégio de rever esse espetáculo. O povo de Teresina merece essa homenagem. Além disso, ainda vamos entregar várias obras até o final do mês", declarou o prefeito.

Devido ao circuito em homenagem ao Bicentenário da Independência, uma rodada de apresentações em várias capitais brasileiras e no Distrito Federal, os aviões saíram de Salvador para realizar a apresentação em Teresina, que ainda registrou intensos congestionamentos em pontes e avenidas na zona Leste de Teresina devido o momento. 

Veja: 

Esquadrilha da fumaça

A Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.

Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se aos T-6 um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Foi assim que os Cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de “Esquadrilha da Fumaça”. A primeira escrita foi a sigla “FAB”, nos céus da praia de Copacabana.

Diante do reconhecimento nacional e internacional, concretizou-se como instrumento de difusão da política de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica, atingindo um lugar de destaque nos principais meios de comunicação dos países por onde passa.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES