Estabilidade do servidor público nos livra de falcatruas - Por José Osmando

A notoriedade que Mário de Marco ganhou nos últimos dias, merece análise detalhada e séria, num momento de graves denúncias contra agentes públicos.

Receita Federal | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A visível notoriedade que o nome de Mário de Marco Rodrigues de Souza ganhou nos últimos dias, merece uma análise mais detalhada e séria, num momento de graves denúncias sobre práticas criminosas de agentes públicos à frente da gestão política e administrativa do país. De Marco é tão somente um Delegado da Receita Federal, auditor concursado desde 2006, que fez carreira na vigilância de bagagens no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e em Setembro passado assumiu o comando da alfândega no maior terminal aeroviário do Brasil. 

Nada de muito especial, não fosse a atitude, claramente dentro da lei, que Mário de Marco assumiu ao se recusar acatar um pedido de seu superior, o então secretário da Receita Júlio César Vieira Gomes, para que liberasse itens retidos no aeroporto de Guarulhos. Isso foi em Outubro de 2021, um mês após esse servidor ter assumido o comando do serviço, e os itens retidos a que nos referimos eram nada mais nada menos do que as joias doadas pela Arábia Saudita, avaliadas em aproximadamente R$ 16.5 milhões, que tentaram ingressar com elas no Brasil de maneira irregular. A negativa se deu porque o servidor da Receita não via no pedido de seu chefe, qualquer previsão legal para a liberação.

Cumprindo a lei

Se chama a atenção, e nos choca o fato de um dirigente público, a serviço de seus superiores, tentar dar uma “carteirada” num servidor subalterno, mesmo sendo conhecedor de que sua atitude era ilegítima, mais atenção ainda merece o comportamento exemplar de que o auditor se incorporou, simplesmente atendo-se ao que diz a lei e ao que regulam as normas internas da Receita Federal. 

E isso ocorre porque, além, evidentemente, do caráter do jovem auditor de 39 anos de idade, existe uma coisa chamada estabilidade do servidor público no Brasil, embora exista um esforço e um lobby permanentes para fazer colocar por terra essa conquista. Vai e vem, parlamentares das duas casas, sobretudo aqueles eleitos com as facilidades trazidas pela grana dos detentores do grande capital, intentam projetos que visam acabar com a estabilidade no serviço. 

Proteção do Estado

O discurso simplista do “estado mínimo” sempre está por trás dessas movimentações impatrióticas. Eles, invariavelmente, insistem em passar o rótulo de que os servidores públicos são preguiçosos e corruptos. Quando, na realidade, a estabilidade do servidor público existe para resguardar a administração pública de interferências de governos de ocasião e de oscilações de chefias. Muitas vezes, esses, sim, cercados pela corrupção, por más condutas e ausência de interesse público.  

A estabilidade é um direito constitucional, não é, e nunca foi, um privilégio. Ela existe, inclusive, para assegurar que o cidadão comum tenha acesso ao serviço público de qualidade, gratuito e, principalmente, sem variações de humor dos governantes. É uma questão de Estado e não de Governo.  

Mais transparência

Numa sociedade organizada, transparente, e que busque um mínimo de justiça, o maior beneficiário da estabilidade não é o servidor, mas sim a sociedade. Seu maior objetivo é garantir que o servidor tenha condições seguras de atuação, diante da presença de tranquilidade para exercer as suas funções.  

Deste modo, portanto, ter servidor que chegou ao cargo através de concurso e protegido pela estabilidade para o exercício de suas funções, garante mais transparência em favor da sociedade e evita que gestores e políticos de momento possam fazer valer seu poder de barganha para o alcance de coisas ilícitas.

Assegurar a estabilidade do servidor público é a forma mais lógica de livrar o Brasil de falcatruas e oportunismos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES