Estado do Amazonas vai contar com 17 línguas oficiais

As línguas oficiais passam a ser Apurinã, Baniwa, Dessana, Kanamari, Marubo, Matis, Matses, Mawe, Mura, Nheengatu, Tariana, Tikuna, Tukano, Waiwai, Waimiri e Yanomami.

Manaus, capital do Amazonas, que tem agora 17 línguas oficiais | Ana Cláudia Jatahy/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma cerimônia realizada em São Gabriel da Cachoeira, localizada a 800 km de Manaus e conhecida como a cidade mais indígena do Brasil, o estado do Amazonas alcançou um feito histórico ao adotar dezesseis línguas indígenas como oficiais, além do português. O ato solene ocorreu após o lançamento da primeira Constituição Federal traduzida para o nheengatu, a única língua descendente do tupi antigo ainda em uso.

A presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministra Rosa Weber, esteve presente na ocasião e enfatizou que esse momento representa um marco na história constitucional do país. Ela expressou o desejo de avançar rumo a um Brasil verdadeiramente inclusivo, onde as aspirações da Constituição sejam plenamente concretizadas.

“Certa de que o dia de hoje é um marco na história constitucional do nosso país, o meu desejo é de que sigamos avançando para, juntos, concretizarmos o que a nossa constituição almeja. Ou seja, que possamos construir juntos um Brasil verdadeiramente inclusivo”, relatou a ministra. 

Durante o evento realizado na maloca da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, a ministra destacou a importância de se reconhecer a riqueza da diversidade linguística do Brasil. Ela lembrou que até mesmo palavras do português, como "guri" e "guria," muito comuns em seu estado de origem, o Rio Grande do Sul, têm raízes indígenas, ressaltando a mistura de expressões presente na cultura do país.

Com a nova legislação estadual, as línguas oficiais do Amazonas passam a ser: Apurinã, Baniwa, Dessana, Kanamari, Marubo, Matis, Matses, Mawe, Mura, Nheengatu, Tariana, Tikuna, Tukano, Waiwai, Waimiri e Yanomami. Adicionalmente, entrou em vigor a Política de Proteção das Línguas Indígenas, que garante o direito ao pleno uso público das línguas indígenas, dentro ou fora das terras indígenas. Essa medida representa um importante passo na preservação e valorização das culturas e tradições ancestrais dos povos indígenas do Amazonas. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES