Estado do Piauí é 2º do Brasil em acompanhamento do Bolsa Família

Esse indicador coloca o estado como o 1º da região Nordeste.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Piauí, do total de crianças e adolescentes acompanhados pelo programa Bolsa Família , 99,17% cumpriram a frequência escolar exigida pelo programa. Esse indicador coloca o estado como o 1º da região Nordeste e o 2º no ranking nacional, ficando atrás  apenas do Amapá, com 99,39%. Manter os filhos na escola faz parte das chamadas condicionalidades do Bolsa Família, que são compromissos firmados pelos beneficiários e pelo poder público nas áreas de educação e saúde para a superação da pobreza.

A condicionalidade é um reforço a um direito das famílias, que é o acesso a serviços sociais, como a educação. “Nesse sentido, o incansável trabalho desenvolvido pela Seduc, com a Sasc e os parceiros municipais, tem colaborado para a boa gestão do Programa Bolsa Família e suas condicionalidades no Piauí”, ressalta o secretario da Sasc, Henrique Rebêlo.

O Bolsa Família não garante apenas transferência de renda a famílias pobres e extremamente pobres. O programa também contribui para o acesso de crianças e jovens à educação. Entre outubro e novembro de 2016, 14,7 milhões de alunos beneficiários do programa tiveram a frequência escolar acompanhada, o que representa 92% dos estudantes de 6 a 17 anos que integram o Bolsa Família. O resultado é o melhor dos últimos três anos.

Condicionalidades

Por meio das condicionalidades, o governo federal consegue identificar as famílias que estão com dificuldade de acessar os serviços de educação e saúde. Nesses casos, elas passam a receber atenção prioritária da assistência social para que os problemas sejam solucionados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES