Estado garante manutenção de residentes no HGV

Estado executou hoje o pagamento das bolsas e planeja vincular o pagamento dos residentes à folha de pagamento dos servidores.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado está empenhado em manter o credenciamento dos médicos residentes no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Para tratar do assunto, o secretário estadual de Governo, Merlong Solano, reuniu nesta quarta-feira (20), o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso; o secretário de Saúde, Florentino Neto; a presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme), Joselda Duarte e Candilberto Rebelo, representante dos médicos residentes no HGV, dentre outros gestores. Em pauta, a regularização do pagamento das bolsas de estudo aos residentes.

De acordo com o secretário de Governo, foi executado, nesta quarta-feira (20), o pagamento das bolsas referente ao mês de janeiro e até o dia 10 de março será feito o pagamento do mês de fevereiro. Além disso, conforme explicou Merlong, o Estado está preparando um projeto de lei que vincula a remuneração dos residentes à folha de pagamento dos servidores estaduais.

Gestores se reúnem para tratar sobre o pagamento dos médicos residentes do HGV. (Ascom Segov)

“Estamos tomando todas as providências no sentido de reverter esse pedido descredenciamento feito pelo ConselhoNacional de Residência Médica, dada a importância dos residentes para o nosso sistema de saúde. Esses profissionais já são médicos qualificados e estão ampliando ainda mais a sua qualificação, para prestar mais e melhores serviços à sociedade. Não podemos deixar de ter as residências no estado do Piauí. Regularizamos hoje o pagamento das bolsas e mandaremos para a Assembleia Legislativa um projeto de lei, dando ainda mais segurança, no sentido de que, vinculando o pagamento à folha dos servidores não haverá mais atrasos no pagamento das bolsas”, reforçou o secretário de Governo.  

Merlong Solano explicou que os médicos continuam trabalhando no HGV. “Há um prazo de 30 dias para o Estado se manifestar. Aliás, a Uespi ainda nem foi notificada formalmente pelo Conselho Nacional, mas nós já estamos adotando as providências necessárias. Esperamos que o conselho aceite o recurso de consideração que a nossa universidade estadual apresentará em Brasília na próxima semana”, reforçou o gestor da Secretaria de Governo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES